sábado, 31 de janeiro de 2009

2.º Aniversário... Como fui esquecer tal data?

É verdade pessoal! Deixei passar completamente ao lado o 2.º aniversário aqui da "tasca"!

Não me parece preocupante... Mas, pode criar sentimentos de abandono, negligência, desrespeito por mim próprio ou pelos leitores... Não!
A vida é o que sabemos e, para todos os efeitos, este pretende ser um lugar de descontração, conversa, troca de ideias e sei lá mais o quê... Onde, um esquecimento destes, na minha opinião, terá um valor relativo. No entanto, acho que se deve voltar um pouco atrás e fazer um balanço do que por aqui se passou ao longo deste tempo.
Vamos ver!
Este projecto foi iniciado sem outros objectivos que a necessidade sentida pelo autor em alargar a sua participação no universo da pesca, tanto devido ao que pensou poder contribuir, quanto ao passível retorno, tendo em conta o alargamento e evolução de conhecimentos e conceitos, em constante mudança, nesta actividade tão vasta e variada.
Estrategicamente, foi feita a introdução na primeira entrada, "A Minha Pesca", em 23 de Janeiro de 2007 (a tal data que passou "ao lado"), seguindo-se-lhe algo sobre legislação e continuando com um conjunto de entradas sobre pesqueiros, capturas, relatos, técnicas e materiais utilizados, estados de espíritos, análise de "vitórias" e "derrotas", trocas de impressões, retratos de alguns momentos, histórias antigas... Pensando sempre em manter um espírito de tertúlia de pesca onde os intervenientes sentissem o gosto e a vontade em dar e receber, sem grande preocupação com os "segredos" e as fórmulas secretas e "infalíveis" que certamente ficarão sempre nesse estado, muito porque, como ninguém as conhece, não se conseguem colocar em prática, sendo portanto impossível provar eventuais falhas.
Ao longo destes dois anos, os conceitos e reflexões descritos, sustentaram-se unicamente nos factos sugeridos pelos resultados obtidos ou, eventualmente, em uma ou outra experiência de um ou outro pescador conhecido, cuja regularidade e qualidade de capturas atestaram da respectiva idoneidade...
... Também as capturas de amigos que comigo embarcaram, atestam o esforço desenvolvido no sentido de, em cada jornada, tudo se tentar para perceber onde e como poderíamos ter mais sucesso na detecção e captura dos nossos "interlocutores".
Os resultados obtidos permitiram, portanto, a aventura da explicação sobre os processos desenvolvidos ao nível dos materiais, montagens, iscas, leituras de cartas e de sonda, posicionamentos do barco face às leituras efectuadas e, ainda, algo sobre como entender os sinais proporcionados pelos peixes, através dos toques e das sequências de capturas, considerando os materiais utilizados.
Tudo isto se foi passando, após as jornadas de pesca, tentando sempre que a escrita, fosse agradável, clara e nos fizesse pensar e reflectir em conjunto, mesmo não estando fisicamente presentes, evitando criar espaços para segredos e infalibilidades pouco aceitáveis no ambiente que se pretendeu criar.
Nos dias em que o mau tempo ou o trabalho não permitiram pescar, lá se foram conseguindo contar histórias antigas, feitas de outras experiências, de outras pescas, também elas tentando alimentar o nosso ser, de outros conceitos, outras reflexões, outros sonhos.
As miscelâneas de fotos, todas estas fazendo parte de alguma entrada já publicada, pretendem ilustrar os "passeios" que a mente foi fazendo pela pesca.
São também uma oferta a todos aqueles que por aqui passaram ou vão passando, comentando ou não o que para aqui se vai escrevendo... Conversando...
Pessoalmente, gosto disto!
Sinto que me leêm e me apoiam nas minhas reflexões, assim como, nas coerências que julgo manter, esperando que o que para aqui escrevo melhore a Vossa Pesca, tanto ou mais que tem melhorado a minha enquanto o faço.
Só não estou satisfeito, porque quero saber mais da vida e da pesca!
Parece-me bem; por poder garantir a continuidade e talvez a evolução do conhecimento sobre a vida, a pesca, a escrita... Esperemos que assim seja!?
Grato pela Vossa atenção! Tchim... Tchim! E... Boa noite a todos os leitores

14 comentários:

José Manuel Enderenço disse...

Estás de PARABÉNS, ERNESTO!

não só pelo 2º aniversário do blog, mas acima de tudo, pelo prazer com que comunicas connosco nos relatos das tuas aventuras, no carinho que demonstras nas respostas que dás aos nossos comentários e por essa tua forma de estar na vida e na pesca.

És mesmo um "sóce" à maneira! lol

Um grande abraço
zend

Anónimo disse...

Viva Ernesto
Num mundo onde navegam demasiados piratas e corsários é bom ter um barzinho onde se pode beber un copo à confiança e trocar umas palavras genuínas com o patrão.
Sem consumo obrigatório ou admissão reservada, é sempre com prazer que aqui se passa para ler as últimas ou recordar tempos passados
Parabens pelo aniversário… e vai mais uma rodada para si e para os muitos amigos que por aqui param!

João Martins
.

Anónimo disse...

DOIS ANOS JÁ PASSARAM
SEMPRE, SEMPRE A PESCAR
DE MUITOS ASSUNTOS SE FALARAM
AQUI PODEMOS LEMBRAR!

VIVA O ERNESTO
O PATRÃO FIEL
UM HOMEM HONESTO
O TEU BLOG TEM MEL!

Parabéns Ernesto.
Atentamente, Luis Ramalho

Anónimo disse...

Viva Ernesto

Dois anos já se passaram, com muitos ensinamentos e reflexões, mas muitos mais virão. Muito obrigado por partilhares.

Muitos Parabéns!
Venha de lá esse copo, para o brinde...

Um grande abraço, para um grande Amigo. Bem Hajas!!!

Paulo karva

Anónimo disse...

Boas,

Apesar de não ser pescador embarcado venho com regularidade ver este excelente espaço dedicado a essa modalidade.
Parabéns pelo 2º aniversário e pela qualidade do blog.

Abraço
Sérgio Tente

Ricardo Silva disse...

Olá Ernesto,

O João Martins disse tudo!
Muitos Parabéns e Obrigado!

Abraço!

Ricardo Silva

Anónimo disse...

Viva Ernesto!!!!

Parabéns pelo 2º aniversario do blog.
Gostaria de agradecer a qualidade dos textos e a forma apaixonante como escreve do Mar e da Pesca, esse desporto que nos faz sonhar acordados!!!

Já vou com quase 9 meses de sequeiro, motivos profissionais no estrangeiro, mas agora já voltei e voltarei a pescar, lá pelos mares de Sines. “ lá nos Veremos!!!!”
Durante estes últimos tempos o seu Blog, encurtou distância dessa bela Terra Sines e do seu Maravilhoso Mar.

Os Parabéns são para o Blog e para o seu Autor!!! Os agradecimentos são meus, pelo seu empenho neste espaço tão bem elaborado!!!

Um Abraço,

Rui Viegas

Até Sines

Ernesto Lima disse...

Viva Pessoal!

A todos agradeço os comentários e os parabéns que me enviam!

O que por aqui dizem faz-me sentir bem e procurar fazer cada vez melhor, assim o clima também contribua com a sua parte e me inspire, deixando-me pescar!

Muito bom saber que suscito outros pensamentos, outros olhares, até a veia poética de alguns de vós... Lol

A todos vós que me comentam, também aos que só me leêm, sejam pescadores de embarcada, de qualquer outra técnica ou que nem sejam pescadores...

Grato pelas atenções e...

Um grande abraço

Anónimo disse...

Viva AMIGO!

Parabéns por este teu espaço, que venham mais dois, mais quatro...Enfim que venham daí essas prosas que tento nos inspiram e ensinam.

Bem hajas pelo homem que és;
Despido de preconceitos e falsos pudores, o que te permite transmitir esse teu saber tão peculiar e tornarmo-nos mais pescadores e seguindo o teu exemplo, melhores HOMENS!

Da Caparica; Tchim! Tchim! também para ti!

Mário Baptista

Anónimo disse...

viva Ernesto
fiquei muito contente de este teu blog ter sido criado no dia do meu aniversario.
um abraço

Anónimo disse...

Viva companheiro amigo, parabens para o teu blog que tanto tem dado sem nada pedir, os "Deuses" um destes dias vão premiar-te com um "granjola" pelo que tens partilhado com todos nós, tchim tchim para ti e para todos os fieis seguidores deste espaço.

Grande abraço ERNESTO !!

Amorim

Ernesto Lima disse...

Já abri outra garrafa, para poder saborear, com gás, as últimas palavras enviadas!

Tchim, Tchim... Mais uma vez!

Abraço!

Ernesto

Daniel Rodrigues disse...

Viva amigo Ernesto.
Já há muito que não aparecia por aqui, devido á falta de tempo.

Muitos Parabéns por mais um aninho de blogs.

Grande Abraço,

ps:nós também estamos de parabéns, porque contribuimos para que este blog nunca vá abaixo!lol

Daniel Rodrigues

Ernesto Lima disse...

Viva Daniel!

Sem dúvida que sim!

Sem o Vosso apoio, sentir-me-ia a "pregar" às Paredes! Lol

Todos vós que me comentam, para além do suporte que me dão, permitem que mantenha a coisa mais ou menos actualizada.

Abraço!