terça-feira, 30 de outubro de 2007

O que parece ser necessário? - 09/Set/2007


Boas noites a todos os que me leêm, aos quais não tenho o prazer de conhecer, e, um cumprimento especial para o Valter que se deu ao trabalho de comentar neste lugar e a quem dedico esta entrada!
Este fim de semana, enquanto o trabalho não aperta, fui pescar na Sexta e no Sábado, e, mais uma vez, os peixes de que gosto me perseguiram! Será Karma? Não me parece!? Posso ainda dizer que vários, "por engano" certamente, me desejaram "boa pesca"!
Mas o que é certo, é que, com muita labuta, tempos de espera e concerteza alguma sorte, a coisa funcionou, conforme atesta a foto que ilustra a presente entrada, tirada na minha pesca, a solo, de Sexta Feira.

Fazendo um apanhado das pescas de Sexta e Sábado:
Sexta - as duas Douradas, o Pargo e a Bica da foto, três Pargos de +/- 0,8oo kgs, dois Sargos e uma Sargueta de bom tamanho e seis Carapaus. Para que não restem dúvidas quanto à legalidade da pesca, trouxe 9, 500 kgs + 1 exemplar (a Dourada maior que se vê na foto).
Mais adianto que me vim embora por volta das 16.00 horas, por ter atingido a proximidade do peso legal! Isto, porque estava a pescar sózinho como já referi!


Considerando o comentário feito pelo Valter, na entrada anterior, referindo a sua vontade de dirigir a sua pesca neste sentido, sinto a necessidade de, para todos vós, reforçar algumas das "dicas" que sendo fruto dos resultados que tenho obtido, se têm revelado importantes na "minha pesca" e estão já bastante documentadas em entradas anteriores, importando talvez reforçar algumas delas!?

Material: Ver entrada "Os Materiais que uso" (procurar link no mês de Outubro, à direita da página, em arquivo do blog).
Montagens e iscas: Ver entrada "Eu e as Douradas" e "Dei com eles" (mês de outubro).
Técnica geral: Ver as entradas anteriores e ler bem, nas linhas e entre linhas, a maioria dos relatos já postados.
Barco e locais: se tem barco ou tem um amigo com quem costuma ir!? Aconselho a leitura das entradas "À Procura de Pesqueiros 1 e 2" e "Dei com Eles" (mês de Outubro).
Se não tem uma ou outra das hipóteses anteriores, deverá informar-se, penso que na zona da Ericeira e Cascais, sobre os mestres de MT que se dedicam a estas pescas e tentar conseguir uma saída.
As anteriores "dicas" e conselhos que, reafirmo, são fruto dos resultados por mim obtidos, da análise dos insucessos/sucessos e do estudo contínuo; de nada servirão, se o pescador não estiver preparado para:
- Acreditar na sua pesca e confiar no mestre que o colocou no pesqueiro!
- Ler os sinais que as picadas lhe transmitem ou perceber a ausência destas!
- Ter longos momentos em que não tira um peixe, sendo as iscas continuamente roubadas ou até ignoradas!
- Aceitar que o pesqueiro, na maioria das vezes, é "feito" por si próprio, e, isso pode levar algum tempo!
- Não ficar nervoso porque o parceiro do lado já apanhou e ele ainda não! Deverá ficar satisfeito, pois se isso acontecer pode querer dizer que os Pargos já lá estão!
- Não conseguir capturar os exemplares que pretende, partindo do princípio que não plantou lá nada e que o peixe é que, certamente, sabe o que quer!
- Ao longo do dia, mudar de isca e forma de iscar, mesmo para iscas e formas que já utilizou e não resultaram! Às vezes, parece-me necessário que a isca certa caia no fundo na hora certa!
Tudo o que referi e, eventualmente, outros factores que não me lembro ou não domino, são os comportamentos que a mim imponho quando pratico a "minha pesca" e que se verificaram extremamente importantes nas pescas deste fim de semana e em muitas outras anteriores!
PS: desculpem a foto não ser tirada no mar, mas por estar só, não foi possível! Também, por não ter mais que as duas mãos habituais, ter de a tirar naquele estilo de "escolha o dedo"

Vejamos então o que me parece necessário!
Iscas mais produtivas: Cavala apanhada no momento e Sardinha! Não dispenso a Bomboca, Lula e carangueijo!
Sábado - fui com os meus companheiros Raimundo, Vitor e Pedro, tendo entre nós capturado, uma Dourada (o Pedro), uma Bica, 7 Pargos entre os 0,800 e os 2,000 kgs, dois Sargos, Carapaus e duas Sarguetas, ficando muito áquem do peso legal possível, mas, assegurando a qualidade da pescaria!

Sem comentários: