terça-feira, 19 de junho de 2012

Viver... pescar... descansar!


Vivo... enquanto pesco e descanso! Quando pesco... vivo e descanso! Descanso... enquanto pesco e vivo!

Eh lá! Exclamarão alguns de vós, enquanto ouvem estas afirmações!?

Não se preocupem... também vivo enquanto estou com a família e a trabalhar! Aliás... adoro a minha família e aquilo que faço!

Mas, na verdade, imagens como a de abertura, vistas e sentidas, completam-me... pela calma, pela não existência de horas, pelo sentimento de abandono ao que der e vier e até pela desnecessária responsabilidade perante seja quem for ou o que for, pelo menos durante aqueles períodos de tempo em que consigo manter este estado de espírito.

Verdade também que, por vezes, não basta ir para onde se gostaria de estar, tem de se levar também a cabeça connosco, o que nem sempre é possível, tendo em conta o que nos rodeia, projectos ou problemas que podem não nos deixar usufruir da vida... da pesca... do descanso!

Mas uma coisa vos digo... desta última vez, usufrui de tudo a que acho ter direito e... soube bem viver... pescar... descansar!

Os dias correram, com amigos e a solo, limitações de isca, saídas tardias, retornos também eles tardios e até o pouco peixe que entrou resolveu fazê-lo tarde, talvez porque era hora, talvez por despreocupação  na procura, talvez por falta de jeito ou, quem sabe, porque habitualmente, nesta altura do ano, isto até costuma acontecer!?

Verdade... verdade... é que este ano de 2012 tem sido o ano em que menos vezes tenho pescado e, tendencialmente, esta falta de regularidade na procura e controlo de pesqueiros acaba por se pagar em formato de seca. A sorte ou o azar, poderiam ter tido influência positiva ou negativa, mas são expressões que não gosto de trazer para aqui, prefiro trabalho e processos, os que, como sabem, por falta de assiduidade não têm acontecido.

Uma outra questão adicional parece-me estar presente... principalmente no que a pesca se refere, sinto necessidade de mudar, procurar novos pesqueiros, usar outras técnicas, tomar outras atitudes..., conjunto este de alterações no meu comportamento e sentir que, por falta de tempo, preparações prévias e até por dispendiosos, me fazem hesitar nas escolhas, alterando significativamente os processos em uso e consequentemente afectando os resultados.

Alguns de vós que me lêem, estarão talvez a pensar: estavas tão bem... para quê isto tudo?

Acho que é da nossa natureza querer modificar, experimentar, melhorar..., sendo que estes momentos de transição, criam obrigatoriamente indecisões, margem para erros e situações menos positivas que, espero, depois de analisadas conduzam a mais aprendizagem.
Algo no entanto tem de ser feito à cabeça! Há que assumir o momento, sob pena de não passar disso mesmo... mais um momento!

Ora este foi sem dúvida um bom Fim de Semana! Deu para tudo, como se leu e se vê... até para capturar alguns peixes como este Sargo Veado, par de um outro que não teve direito à ribalta.



Também uns Parguitos, deram um ar da sua graça, alguns tão pequenos que nem entraram no poço do barco e foram acabar de se criar, largados com muito jeitinho.

Já o que se segue, foi para a panela!

Primeiro e único numa jornada a solo, decidida à última da hora, entrando uns quinze minutos depois de iniciar a pesca e deixando água na boca quando comecei a pensar nos outros que o poderiam acompanhar, o que de facto não aconteceu.
Também o único que entrou no início da jornada, já que nas outras, só se conseguiram alguns exemplares depois de duas ou três mudanças de pesqueiro e após as três / quatro da tarde. Pfiiiuuuuu...

Hei-lo... bonito nos seus 3,800 kg!


O controlo sobre o tempo disponível está a aumentar, a vontade de melhorar a pesca está em alta... veremos que outros momentos e resultados se vão conseguir!?

Eu depois conto!

Até lá, uma boa tarde a todos os leitores!

12 comentários:

João Pinto - http://sheospinning.blogspot.com/ disse...

Esperemos bem que sim, gostei muito de ler o texto, poético e cuidado.

Também eu me revi naquelas palavras, claro que adoramos a família mas a pesca... aquele bichinho que nos faz sonhar acordados e esquecer de tudo... a pesca é a amante do pescador, aquela que nos faz suspirar, que nos rouba tempo á mulher, que nos faz gastar dinheiro só naquele acessório que tanto "precisamos".

Boas pescas e bons relatos

Anónimo disse...

viva Ernesto onde tem andado o homem e o pescador até que enfim que posso me deliciar com mais uma historia contada pelo verdadeiro artista

ntyper disse...

São realmente palavras de alguém que acima de pescar,tem um sentimento forte e profundo,pela arte da pesca e de tudo que a envolve os meus sinceros parabéns por um texto tão expressivo e sentido,um abraço.

João Martins disse...

Viva Ernesto
A pesca anda complicada! Pelo que me contam o peixe anda fugido dos locais habituais desta época ou está lá apático e sem apetite
As saídas espaçadas e as horas/dias gastos a testar grande parte do mar de Sines para reajustar o seu mapa de pesqueiros activos têm-no prejudicado em termos de capturas
Louvo-lhe o esforço e a persistência
Os resultados começam a aparecer, a croc já se deixa fotografar e não tardará muito voltamos a ter por aqui relatos "dos antigos"

Abraço
João Martins
.

Anónimo disse...

Ernesto... nem li ainda o post, porque ando aqui atarefado como sabes, neste período, com as avaliações... só para te dizer que já andava a ficar preocupado de não meteres aqui nada...

UUUUFFFFF....

Grande abraço

Luis Ramalho

Ernesto Lima disse...

Viva Pessoal!

A todos agradeço os comentários e esperemos que intervalos tão grandes sem escrita, não tornem a acontecer!?

Abraço

Anónimo disse...

eheh o Homem voltou e logo com um pargo e sargo de respeito (aonde eles andem !!?? )
Isso agora requer só umas saidas e isso volta tudo ao normal, e estou com o Joao Martins os Crock voltaram ehehe

Um Abraço

Rebolo disse...

Boas Ernesto,
Sempre a querer evoluir, não existem limites para aprender, tudo depende se querermos ou não.
Mais um belo relato, já andava em falta ouvir estas belas historias e acima de tudo voltar a ver aqueles peixes que todos desejamos um dia apanhar....
Espero que esteja para breve o teu próximo relato e força nessas varas.
Abraço

Pedro Franco disse...

Boas Ernesto Silva mais uma grande jornada com uns peixes dignos de registo, muito bom!!!
Abraços e grandes fainas

António Vinha disse...

Olá Ernesto

- Até que enfim... acabou o "monco caído... mas só um pouco".
Magnifico relato. Sentido... verdadeiro... e com peixe.

- A vida, é feita dessas coisas todas que falas-te.E para nós que gostamos de pesca, é fundamental para o nosso equilibrio psicológico a saída para o Mar. Se fôr composta com a captura de bons exemplares... melhor ainda.


A bem da nossa estabelidade emocional....
VIVA A PESCA.

TóZé

Augusto disse...

Boas,
Aqui novamente, quem vos fala é Augusto, amigo do Zé Beicinho aqui do Brasil.
Ainda bem que voltou com mais um comentário, sempre os procuro, e como sempre os mesmos são muito bem escritos. Parabéns e estou sempre de olho.
Abraços

Ernesto Lima disse...

Viva Pessoal!

Aos novos comentadores agradeço as linhas aqui deixadas.

Na verdade é como dizes Tózé... aquilo equilibra mesmo!

Quanto ao Augusto, vou passar palavra ao Zé Beicinho pelo interesse!

Boa noite a todos!