terça-feira, 30 de outubro de 2007

Era uma vez um dia de pesca! 20/Maio/2007


Lá fomos para Sines, eu e a minha mulher, com carangueijo da Gâmbia, Sardinha e Cavala encomendadas a um amigo de Sines e cheios de boas intenções.
Este fim de semana é que é..., no Sábado vai estar bom e no Domingo descansamos.

Sábado, com vento qb. e vaga nenhuma, resolvemos ir ao local onde há cinco anos atrás fizemos a nossa primeira pescaria em Sines, contada na entrada "À Procura de Pesqueiros - 2.ª Parte".

Fundeei o barco, com conhecimento de causa e iniciámos a pesca.
Aconteceu aquilo que muitas vezes acontece por aqui; alguns toques, uma Sargueta e um Carapau para cima, e, eis senão quando, um deserto total..., nem mais um toque, fosse com que isca fosse.

Aguardámos, talvez tenha entrado peixe grande no pesqueiro, e vá de iscadas grandes para baixo, vá de alguma animação, elevando e baixando as iscas de vez em quando, mas vinham iguais, pelo que, ao fim para aí de uma hora, resolvemos mudar de local já que os sinais não indicavam a existência de grandes ou pequenos por baixo de nós.

Ponho o barco a trabalhar e verifico que uma das baterias "está morta". Passo para a outra e esta corresponde com a força esperada. Vou ver a bóia de içar o ferro e tudo está no lugar. Inicio a manobra e a bóia não sobe, mas o ferro vem atrás..., descubro o que se passa: tenho o ferro agarrado num cabo de "covos" ou de "naças".
Tento de várias formas. Puxo e folgo de repente. Não dá!
Resolvo cortar o cabo do ferro, emboiá-lo com uma defensa e ver a que barco correspondem as bóias mais próximas para tentar que o profissional proprietário me recupere o ferro.
Telefono para uns amigos de Sines que de imediato identificam o dono das bóias e me dizem que, em princípio, tudo se resolverá.

É assim..., não há dois dias iguais, e não vale a pena forçar a sorte, pelo que, atendendo a estar só eu e a minha mulher, sem uma das baterias e só com um ferro, optei por vir para a terra e assim transformar um fim de semana com alguma pesca e algum descanso, num fim de semana só com algum descanso.

Não vale a pena ficarmos aborrecidos. Há que aproveitar bem os momentos, mesmo quando estes não são bem aquilo que esperávamos que fossem.
Atendendo a que para a semana não posso ir outra vez (trabalho) e que para a outra terei que arranjar o ferro e tratar da bateria, só vos posso deixar uma foto repousante da "Ponta da Praia de Galapinhos", ali para Setúbal, a minha terra.

PS: aproveitei para tirar umas fotos dumas amostras, para uma próxima entrada sobre algumas das minhas (poucas) experiências a pescar à Zagaia. Têm que ter paciência e aguardar! Esta próxima semana vai ser muito dura e não sei se o tempo vai chegar para o blogue.

Sem comentários: