terça-feira, 30 de outubro de 2007

Nem só de pesca vive um homem! - 23/Set/2007


Este fim de semana, na prática, a pesca não esteve presente!

Da minha actividade profissional, enquanto prof. de Educação Física, complementada com os conhecimentos obtidos, ao longo dos anos, relacionados com o meio aquático; integro uma equipa de trabalho, na Câmara Municipal de Setúbal, onde se desenvolve um projecto denominado Jogos do Sado, no qual, sou responsável, entre outras, pelas actividades/desportos náuticos que o integram.

Entre a Vela, Canoagem, Remo, Natação, Pesca e outros, realizou-se no dia 22 de Setembro, a Travessia do Sado a Nado/2007; prova a contar para o Circuito Nacional de Águas Abertas, promovida pela Federação Portuguesa de Natação e organizada pela referida edilidade em parceria com o Clube Naval Setubalense e o Clube de Canoagem de Setúbal.

Considerando os apoios necessários a esta prova que reuniu um total de 172 atletas federados, distribuídos por vários escalões masculinos e femininos, entre os 15 e os 70 anos de idade que percorreram uma distância de 2800 metros, entre a Marina de Tróia e a Praia da Albarquel; temos certamente de agradecer a todas as entidades oficiais e particulares que prestaram o seu apoio e que aqui não vou nomear, atendendo a que já foram bastante referidas em todos os meios de comunicação social.

Sendo o responsável pela coordenação e segurança na água, quero sim, chamar a atenção e agradecer a pessoas que, sem desprimor para qualquer dos restantes intervenientes, me merecem um especial respeito, por nada terem a ganhar com a sua participação, para além do prazer que têm em apoiar eventos que decorrem na sua cidade, mesmo quando, para tal, sejam obrigados a deixar de lado o que mais gostam de fazer num fim de semana, em que as condições climatéricas se apresentaram excepcionais para a sua prática, ou seja: PESCA!!!

Pois é pessoal, para além dos barcos de apoio das várias entidades: Serviço Municipal de Protecção Civil, da Polícia Marítima e das canoas do Clube de Canoagem de Setúbal; lá estavam treze barcos de amigos pescadores da embarcada que deixaram de ir pescar para apoiarem esta prova e aos quais quero aqui deixar o meu sincero e comovido agradecimento!

É assim que o mundo anda, propulsionado pela grande importância das pequenas coisas que gente anónima está sempre disposta a produzir!

É, em grande parte, por gente como esta que gosto de descrever o que consigo e não consigo fazer na PESCA, tentando pensar alto sobre as razões que possam estar na base dos bons e menos bons resultados que se sucedem!

PS: a foto que ilustra esta entrada, não mostra a realidade dos números deste evento desportivo, muito porque, quem a tirou, não teve tempo para fazer melhor!

Sem comentários: