terça-feira, 8 de maio de 2012

De "monco um pouco caído"... mas só um pouco!


Um amigo mandou-me a imagem, a nostalgia atacou-me e pensei em todos vós que vejo continuamente à procura de escrita que não encontram.
Estou vivo e de boa saúde, pelo menos até ver, mas na verdade um conjunto de circunstâncias não me tem permitido ir pescar e, de certo modo consequentemente, retiraram-me alguma inspiração para escrita tipo "rapidinha"... não gosto! Prefiro vivê-la e gozá-la como quem degusta um prato com sabor positivamente inesperado, como aquele último Serrajão que capturei, não fotografei, mas que o Zé Beicinho confeccionou de forma soberba, deixando cinco comensais perfeitamente deleitados, já lá vão duas semanas e tal.

Escrevo-vos estas poucas linhas para saberem que não estou esquecido, nem deixei a pesca para trás; antes, penso nela todos os dias, aguardando que a conjugação: trabalho, família e clima, me dê uma aberta. Penso que já faltou mais!?

Em cada dia bom que passa e não consigo ir, dou comigo a olhar a carta, procurando os pesqueiros a testar, caso lá estivesse, sem me sentir completamente mal, mas espreitando a oportunidade de voltar ao mar e poder dialogar com as ondas, o peixe, o barco; e, todas aquelas caras que para mim só representam... bem viver e bem estar!

Até lá deixo-vos nota que nada mudou, simplesmente, o calendário de actividades a que estou obrigado, tornou-se este ano pesado e, face à pesca, não há maneira de se conjugar positivamente com as condições climatéricas.

Mas eu vingo-me!

Até lá, deixo-vos um forte abraço!

13 comentários:

Os Pescas disse...

Amigo Ernesto já tenho saudades dos teus relatos. Espero em breve que possa ir aos teus spots e brindar todo o pessoal da pesca com aquelas palavras sábias. Um abraço.
Filipe.

Anónimo disse...

Viva Ernesto!
Eh pá, eu estou como tu, a ressacar com falta de mar. Mas, tal como tu, não desisto. Pelo menos continuo a pensar, todos os dias, no dia em que regresso. Quando o dia chegar, iremos aproveitá-lo como sempre. O meu abraço
João

António Vinha disse...

Olá Ernesto
Nem sabes!!!... ou será que sabes? a vontade que tenho em participar nessa tua vingança.Quando começares a "guerra" com os nossos amigos; peixes, Mar, Ar e os terrenos.... conta comigo. Estou desejando.

P.S: Diz lá ao pessoal que no site "www.portodeabrigo.com" está lá uma receita TUA de um sarrajão ou (serrajão) olha... não sei. mas a coisa tem bom aspeto. (está dito)


Abraço
ToZe

José Luís disse...

Caro amigo Ernesto.
Digo amigo, porque já não consigo passar uma semana sem ler os comentários das suas pescarias.Sou um adepto da pesca, comecei com o meu avô com sete anos e até aos 25 todo o tempo livre era dedicado à pesca. Mas, um dia perdi a cabeça... e troquei Portugal pela Suíça, pode imaginar, um pescador de mar ir para um país onde só tem lagos e rios, o motivo foi forte demais. Agora que voltei com 66 anos,
não sei dos meus antigos companheiros das pescarias, e assim vivo todas as suas pescarias pensando que um dia ainda irei reviver velhos temps. Obrigado por me fazer sonhar.
José Luís Costa

João Martins disse...

Viva Ernesto
Já faltou mais... está quase!

Abraço
João Martins

Ernesto Lima disse...

Viva Pessoal!

A todos agradeço os comentários!

Penso que vou ter uma aberta brevemente e depois conto-vos!

Ao José Luís:

Bem Vindo aos comentários da página!

Assim que puder, escrevo!

Abraço a todos!

Gonçalo disse...

Viva Ernesto boa noite,

Mesmo sem notícias dos 'nossos meninos', este blog continua a ser uma referência para os atrasados na matéria, como eu ; ) amanhã vamos finalmente sair, a bordo do Rebolo. A espera tem sido longa por uma aberta nos tempos e nas capturas : ) tem sido bom para as leituras !! Há algum tempo que quero experimentar a chumbadinha e, haja consenso entre a equipa, espero que seja desta vez !! Já li bastante do que está disponivel na internet sobre o assunto, e encontrei vários tipos de montagens diferentes para a 'chumbadinha' embarcada e apeada. Mas realmente a montagem aqui do blog é a que me parece mais esclarecida, pedindo-te só mais uma informação sobre o excelente post de 10-10-2011: qual o comprimento e espessura que deve ter a ponteira de amortecimento ? A previsão de tempo e de mar para amanhã é excelente. A ansiedade é grande e a expectativa é ainda mais aguçada por culpa da dita senhora dona chumbadinha. De qualquer forma, desde a hora de almoço, quando ficou tudo decidido, nada me tirou o sorriso da cara : ) Reina o estado da boa disposição : ) e independentemente dos resultados da pesca, a previsão mais acertada de todas é a de um dia passado no mar com os amigos. Vamos lá ver se aprendo mais alguma coisinha e se posso trazer alguma história que se conte com peso e medida ; ) Um abraço e bom fim de semana

Gonçalo Frazão

Ernesto Lima disse...

Viva Gonçalo!

Grato pelo comentário e também pelo teu apoio e do Tiago Rebolo, entre outros, à 2ª. Feira de Pesca de Setúbal! Foi inestimável!

Quanto à questão que colocas, normalmente para a pesca ao fundo, uso uns 16 metros de ponteira de amortecimento, em 0,45. Para a chumbadinha, diminuo um pouco... vou para os 12 metros. Isto porque me parece que o sentir do peixe é um pouco mais difícil, não querendo no entanto perder a capacidade de amortecer em luta. Portanto diminuo um pouco esta última função, melhorando a função sentir e ferrar.
Espero ter correspondido!? Se não... ando por aqui!

Que corra tudo pelo melhor amanhã e forte abraço!

Gonçalo disse...

Viva Ernesto boa noite,
Muito obrigado pela pronta resposta...vai valer experiência na minha próxima saída. Este sábado comecei com a chumbadinha esferica de 100grs a correr ao longo de toda a linha, com uma ponteira de uns 4m, de gorillaz0.40, entre o sazame4.0 e o carreto. Estive apenas meia hora, a sentir as diferenças do trabalhar desta montagem num fundo bastante rochoso e irregular, e ao recolher uma segunda vez, a montagem agarrou-se lá em baixo sem me deixar entender se prendeu pelo anzol ou pela chumbada. E não houve mais remédio se não partir a linha. O mar estava demasiado quieto para que a iscada pudesse correr e suspender-se o suficiente, mas por outro lado penso que se estivesse a correr mais também teria mais riscos de prender a chumbada. O pouco que pude experimentar já me deixa claro que é de facto uma técnica muitíssimo exigente. Saí com a humilde sensação de ter feito um pequeno aquecimento numa 'liga' que não é a minha : ) Passei em seguida para uma montagem tradicional para 'jogar' mais seguro. Mantivemo-nos sempre no mesmo sitio, o dia estava um espectaculo, mas a pesca bonita voltou a faltar. Saiu-me uma mão cheia de safios, que se têm revelado em grande número este ano e um polvinho - todos devolvidos - Um carapau L que foi logo para o jantar e um choquinho para o almoço do domingo. Mesmo sem os resultados de outras jornadas, a verdade é que nunca regresso a terra sem que me sinta brindado ! E agora sempre que sair vou insistir e começar pela chumbadinha.
Quanto à Feira agradeço a consideração e respondo desde já com a minha disponibilidade para a 3ª edição do certame. Uma vez mais os meus parabéns pelo excelente trabalho e os meus agradecimentos pela tua dedicação e partilha.
E prometo que da próxima vez já faço um comentário mais resumido e deixo as impressões da pesca para o meu blog : )

Um abraço,

Gonçalo Frazão

Ernesto Lima disse...

Viva Gonçalo!

É assim... nem sempre a coisa funciona.

No entanto, duas questões se me colocam quanto à tua narrativa:

1. Se a ponteira que estavas a usar fica entre a chumbada e o anzol, não é assim que a montagem é feita... a chumbada corre mesmo até ao anzol ou, caso a queiras desencostar, deixas uma ponteira mais pequena, para aí com uns 50cm máximo. De outro modo tende a embaraçar.

2. A chumbada de 100 grs, sem aguagem ou com muito pouca e em pouca profundidade, segundo os especialistas, é demasiado grande(a 60m, com alguma aguagem, vi utilizar com sucesso 60 e 80 grs).
Não quer dizer que tenha sido por isso, estou unicamente a falar sobre o que me foi dado ver, pois também não tenho grande curriculum nessa técnica.

Abraço

Gonçalo disse...

Viva Ernesto boa tarde,
Muito obrigado pelos comentários. Julgo não me ter explicado bem ou não estar a chamar as coisas pelos nomes certos, e julgo ter feito bem a montagem, com excepção feita realmente à gramagem da chumbada e talvez ao comprimento da ponteira. A ponteira de 4m que descrevi é um troço de gorillaz0.4 que estava presa directamente ao multifilamento, permitindo que a chumbada corresse livremente ao longo de todo o comprimento de linha até ao anzol, e, passando livremente pelo nó de ligação entre a ponteira e o multifilamento. É isto não é ?!
p.s.: e notícias da pesca ernesto ?! nada ?!
Um forte abraço e obrigado

Ernesto Lima disse...

Viva Gonçalo!

Tudo bem sobre a montagem, embora eu ache que 4 metros de mono é pouco, no que respeita ao amortecimento em luta, por tudo... mais comprimento, amortece melhor e torna o fio mais resistente devido a distribuir força num comprimento maior, logo mais elástico. Também acho que 0,45 ou até 0,50 correspondem melhor aos estragos que um peixe desses pode fazer na linha. Eu uso 12 a 16 metros de 0,45 e por vezes 0,50.

Quanto a notícias de pesca, pensava que ia tentar criá-las este fds, mas pelos vistos as condições climatéricas vão mais uma vez estragar-me os intentos. Há que aguardar... tudo indica que não dá para fazer outra coisa.

Abraço

Gonçalo disse...

Certissimo Ernesto, fica registado para experimentar da próxima vez. E que o tempo realmente nos favoreça : ) Forte abraço,

Gonçalo