quarta-feira, 17 de abril de 2013

Vamos comer à feira...


Título meio estranho... não é? Talvez não!?

Os peixes estão longe, para já... mas a pesca não! Sim, porque pesca não é só o acto em si, tem muito mais, e, a 3.ª Feira de Pesca Lúdica e Desportiva de Setúbal pretende ser mais uma forma de pescar ou viver a pesca. mas vamos lá chegar ao título.

O pescador que se preza, para além da acção que mais lhe agrada, adora falar do assunto, percorrer ao milímetro cada peça ou acessório que lhe permite pescar, mostrar o último exemplar capturado, fazendo mais ou menos segredo, ou mais ou menos pirraça no seio dos seus congéneres, de preferência em local agradável, encostado a um petisco regado com a bela da cerveja ou um vinhito agradável. Tudo isto será possível nesta feira que, como muitos de vós sabem, é organizada em parceria pela Câmara Municipal de Setúbal, através do seu projecto Jogos do Sado e o site Porto de Abrigo , assim como de outras entidades, como se pode verificar nos cartazes.
A localização do espaço feira é um estrondo, mesmo ali à beira do Rio Sado e quando digo à beira, tal significa: a uma dezena de metros da água, para menos, como se pode identificar na imagem que se seguem.


Depois tem outros pormenores... a zona de refeições, está no coração do certame, rodeada por canas, carretos, acessórios, electrónica marítima, barcos para a pesca..., ou seja, tudo aquilo que necessitamos para a nossa prática. Ora vejam a planta que se segue e digam lá se não será uma delícia estar por ali, comendo, bebendo, conversando - mais mentirita, menos mentirita - no meio da visita, antes ou depois desta, encontrando este e aquele com quem já pescámos ou até só conhecemos do mundo virtual, trocando ideias ou usando a palavra como nos aprouver, sempre com a pesca como companhia.


Melhor ainda se participamos, no concurso de SURFCASTING, mesmo ali em frente no areal, entre as 13.00 e as 19.30, de Sábado...


... no Open de Pesca em Kayak, também no rio, lá mais para o meio, entre as 08.00 e as 13.00, de Domigo...


... no workshop de PESCA à PLUMA, mesmo ali, no recinto da feira, entre as 10.00 e as 18.00, de Sábado, com intervalo para almoço...


... naquele outro de JIGGING VERTICAL, entre as 09.00 e as 13.00, de Sábado...


... este último, na casa da Baía, da qual vos deixo a localização:


Poderemos ainda levar os nossos descendentes e acompanhá-los a iniciarem-se na pesca de costa, com a ANPLED, nas vertentes de Spinning, Bóia e Fundo; logo ali no recinto da feira, entre as 10.00 e as 13.00, de Domingo.


A conversa ganha outro poder com as práticas desenvolvidas, as novas dicas absorvidas e, mais uma vez, porque não almoçar, jantar, petiscar, beber um caneco, estar na feira, rodeados de tudo aquilo que mais gostamos.

Como se tudo isto não chegasse, este ano pela primeira vez, até temos uns petiscos e comida da terra que variam entre a Feijoada de Choco, o Arroz de Longueirão e a Massa de Sapateira; ou, se não se pretender comer à farta, umas sandes de Choco frito, e outras variadas, assim como, uns Pipis, Salada de Ovas e de Polvo, no pratinho
A incontornável imperial, assim como os vinhos da Quinta de Alcube, poderão ainda ser uma mais valia no que respeita à rega da conversa, tudo apoiado com umas condições climatéricas que, segundo o Windguru, serão uma mais valia.
Portanto, meus amigos, vamos estar na feira e, se o orçamento ainda deixar, porque não aproveitar e comer por lá.

Temo que, a esta hora, muitos de vós que me lêem pensem para com os Vossos botões: O gajo endoidou de vez!
Mas que raio é isto?

Na verdade, dediquei muito do meu tempo, em conjunto com a equipa que forma a Comissão Organizadora dos Jogos do Sado e o Pessoal do Porto de Abrigo, aos quais adoro pertencer, para que os visitantes, pescadores, familiares, amigos e outros, possam desfrutar de momentos agradáveis, num programa familiar adequável a bolsas variadas, em torno desta nossa actividade.

Portanto, cá vos esperamos para comer na feira ou, simplesmente, ver olhar os materiais, estar e conversar. 

Quanto ao "grande tema", já sabem... é o nosso!

Uma boa tarde a todos os leitores.


PS: Para questões ou informações, podem contactar-me pelo telemóvel: 96 357 91 32


6 comentários:

marco disse...

Ora viva Sr. Ernesto

pela apresentação promete e de que maneira !
Ver se arranjo uns amigos para ir de Alhandra até essa bela terra e já agora ver se o conheço pessoalmente.
Quanto à feira, é disto que o povo precisa e ainda bem que vai havendo "malta" com esse espírito de iniciativa!!!
Digo isto porque um país como o nosso, com um potencial enorme para a pesca desportiva e actividades ??(feiras, certames exposições etc) bola, quase zero.
Continuem e que o evento cresça de ano para ano!
Boa feira.

Cumpts
Santana

Ernesto Lima disse...

Viva Marco

Venham que serão bem vindos

Um sincero obrigado

Abraço

Anónimo disse...

Grande Ernesto! Como sabes, tem sido a única "crítica" (ou ponto menos bom) que tenho apontado ao evento. Sim, eu gosto de comer! Ah ah. MAs sempre achei que uma organização deste nível ficava bem servida com uns petiscos e um sítio para tomar um copo e falar de pesca. Mal posso esperar para ir até aí ao workshop, meter a conversa em dia, rever amigos, ver, sentir e respirar pesca.
Estás de parabéns por mais esta iniciativa
Abraço
João
PS - este ano o S.Pedro vai ser amigo da malta

Anónimo disse...

Muito bacana esse blog o barco nativo I aprova.

www.barconativo1.com.br

marco disse...

Bom dia Ernesto então já vendeu o barco ?? ou o tempo não tem permitido?

Boas marés,
Atentamente
Santana

Ernesto Lima disse...

Viva Marco!

O barco está lá de boa saúde e sem intenções de venda à vista.

De facto, entre mau tempo nos dias livres e trabalho nos dias bons, a coisa tem andado meio parada. Ainda por cima a última vez que fui, nem consegui tirar a foto a um Pargo Dourado de 4,300 kgs, único exemplar de nota, entre irmãos mais novos. Mas, mais dia, menos dia, sai conversa. Temos de ter paciência.

Abraço