terça-feira, 30 de outubro de 2007

Fim de Semana 8 e 9/06/2007 - Sexta Feira


Viva a quem me lê, e a todos os pescadores que gostam do mar, de pescar quer apanhem quer não, de aprender com os erros, e que continuam a adorar esta actividade onde as hipóteses de derrotas ou de vitórias coexistem de forma mais ou menos alternada e persistente.

Este fim de semana fui na Sexta à tarde com premonições de mar espectacular e de peixe grande na pesca à Zagaia.

Saí das aulas e corri para Sines onde a premonição de bom tempo se realizou.
Quando passei a costa Norte e vi o mar, meu Deus... aquilo parecia uma banheira!
O meu coração bateu mais forte e mais rápido com a antecipação de navegar e pescar num mar daqueles, já a ver os pargos de não sei quantos quilos a atirarem-se às zagaias e a saltarem para dentro do barco. É assim..., sonhar é fácil!
Preparei o barco e as canas de médio spin, coloquei à mão as amostras todas que pensei utilizar, assim como, luvas grossas para safar alguma "arrochadela", sem ficar com bocados de carne a menos nos dedos, o bicheiro, o enxalavar, e saí para o mar, eram três da tarde, cheio de vontade e "más intenções"..., para com o peixe, claro.

Fui direito ao pesqueiro que tinha em mente, pelos sucessos que já lá tive na pesca ao fundo e porque acho importante explorar o mesmo pesqueiro em dias com luas e marés diferentes, podendo assim enriquecer o conhecimento sobre cada local.
Já lá tinha estado a zagaiar há umas três semanas e não deu nada para além de alguns carapaus e ganopas. Sim! Estão a ouvir bem! As "malditas" também caem à zagaia!

Cheguei, sondei, determinei o sentido da deriva, apercebendo-me que esta variava com a aguagem e o aumento e diminuição da aragem de Sul que persistia em não ser constante, e zagaiei..., zagaiei..., voltei ao local inicial, explorei a zona pelo Norte, pelo Sul, por Leste e Oeste, mudei as zagaias, diversifiquei as formas de as trabalhar, tudo isto até às 08.15 da tarde, quando resolvi que era hora de aceitar a derrota e pensar em ir tomar um banho e deliciar-me com um carapau azul enorme que apanhei, entre outros mais pequenos e algumas ganopas.

Concluindo:

O local parece-me bom e tinha comedia com fartura, não se verificando, movimentação da mesma, na leitura da sonda.
Parece-me que é altura de experimentar outros locais onde a passagem dos Capatões ou Picachos, como lhes chamam em Sines, já tenha sido notada, o que me parece ter acontecido lá mais para o Sul (segundo umas dicas..., e tal.).

Bom..., melhores dias virão.
Gostaria de, ainda este ano, ser capaz de vos mostrar resultados que justificassem toda esta prosa e de ver coroar de êxito os esforços que vou despendendo, mas também, isso é o que todos queremos. 

Vamos ver!?

Deixo-vos com a foto de uma das ganopas que caíram à zagaia, gozando comigo e brincando convosco.

Sem comentários: