terça-feira, 30 de outubro de 2007

Fim de semana 8 e 9/06/2007 - Sábado


Cá estou! No Sábado! Para pescar ao fundo com os meus amigos Raimundo, Pedro e Vitor, mais os pastéis de bacalhau e o frango frito, excelentes como de costume, para não falar do vinho! Tinto! Muito bom! Se não encontrar-mos peixe, demos graças a Deus que a mesa é farta!

Até às 11.00 horas a coisa esteve preta! Peixe nada! Fundos bons, mas com mau aspecto! Comedia pouca e só por cima dos bicos! Mas isto, "quem porfia mata caça" e a sabedoria popular acerta muitas vezes!

Depois de locais pouco atractivos, decidi arriscar mais fora e, eis senão quando, dou com um fundo a 76 metros, com muito bom aspecto, ou seja, comedia a rolar até à queda dum pontão que subia até aos 65 metros e que se mantinha contínua pelo limpo fora! Cá para mim vão aparecer aqui uns amigos emparelhados com uns besugos e etc.!

Fundeámos bem à primeira! Iscámos! Atirámos as pescas ao fundo e as aquisições de Besugos, Sarguetas, Chopas, tudo de bom tamanho (já com muitos filhos feitos), intervalados com um outro Safio e Pata Roxa, pequenos e de imediato devolvidos ao mar; e nós, sempre com o sentido nos outros! Aqueles vermelhos! Maiores! Que fazem a cana dobrar-se até beijar o mar! Sabem quais, não é!?

E eles foram vindo! Primeiro um Parguete, depois os de quilo/quilo e meio, e, de repente aqui o "Je", que tinha iscado um "espanador" de cavala no anzol de baixo e um camarão para o besugo no anzol de cima, assim que as iscas lá chegaram a baixo, ainda mal tinha esticado a linha, leva uma cabeçada daquelas que sempre se esperam e nem sempre se encontram! E vá de luta! E vá de gozo! E vá de enxalavar! E, finalmente, vá de Pargo com 2,600 kgs e respectiva foto que encabeça a presente entrada!

E não é que o tonto do Pargo, veio ao camarão no anzol de cima! Resta saber se o tonto é ele ou somos nós quando encrençamos só em determinados tipos de iscas, esquecendo-nos, por vezes que, a oportunidade, o momento, a apresentação e etc., têm concerteza lugar nestas disputas.

Resumindo!

Fez-se uma bela pesca, variada (Besugos, Sarguetas, Chopas, Carapau Branco, 1 Parguete, 3 Pargos de 1/1,5 kgs e o meu troféuzito), num belo dia, onde mais uma vez a persistência e a diversificação obtiveram bons resultados.

Já nem quero falar dos pastéis de bacalhau, frango frito..., e do vinho! Lindo!

Ah! E o café!? Espectáculo!!!

Sem comentários: