sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Não emigrei, mas não sei não!?


Pois é Pessoal... com a onda de sugestões de emigração que para aí anda e com o tempo passado sem nada escrever por aqui, na volta já muitos de vós se terão questionado: querem ver que o gajo emigrou?

Mas não, nada disso!

Sou sincero, até que me apetecia e aliás, fora a utopia, acho mesmo que devíamos era emigrar todos, talvez Austrália, Brasil, até para a China e... deixar estas aventesmas que nos governam agarradinhos ao P.., ou melhor às mordomias que procuraram e encontraram, atendendo a que, no caso da emigração geral, teriam de trabalhar para as manter!
Sonhar é bom e próprio do homem, mas na realidade não emigrei mesmo.
Em vez disso pesquei alguma coisa, andei em preparação das actividades náuticas do ano que vem e lá dinamizei a tal acção sobre Procura de Pesqueiros, Sondagem e Fundeio. Uma azáfama!

O presente escrito não será de modo algum aquilo que gosto normalmente de escrever, antes uma forma de reafirmar a vontade de não vos deixar a seco, principalmente nesta época, pouco propícia a defraudar amigos, conhecidos, família..., enfim, pessoas!
As razões da pressa com que vou fazer isto prendem-se com o Natal cá em casa, a neta em férias e um conjunto de diversos pequenos trabalhos que tenho em atraso, sendo que o tempo é pouco e a concentração e entrega na escrita vai certamente sofrer com isso. Já para não falar da falta de pesca... desde dia 8 de Dezembro que não vou ao mar, nem a Sines, o que já me está a tornar má companhia. Mas, já faltou mais; daqui a nada lá estou outra vez.

Bom... vamos ao que interessa!

Ao fim e ao cabo, até que fiz umas pesquitas nos feriados de 1 e de 8, assim como no dia 7 de Dezembro. Nada de grandes pescarias mas com alguns exemplares de nota, testemunhando uma vez mais que a procura, a sondagem, a colocação do barco no sítio certo e o trabalho de equipa a bordo; se apresentam como bons ingredientes para uma pesca com algum sucesso, assim como continuam a validar as matérias partilhadas na tal acção. Mas vamos lá às pescarias!

Dia 1 de Dezembro, o Carlos Jorge, o Paulo Palma, o outro Carlos e eu, batalhámos todo o santo dia, mas a coisa deu muito pouco, valendo este Pargo do Carlos e...


... este que a mim me saiu, já em desespero de causa!


Dia difícil, este 1 de Dezembro, com muito roubo e subidas de peixe muito intervaladas, o que tem sido uma constante nesta época da concentração de Douradas, indicando talvez um atraso nos comportamentos ou até a necessidade de alterar locais de pesca. No entanto, como a frequência de pesca, no meu caso, tem sido irregular, fica-se sem saber se na próxima não estarão por lá, pois o sinal já foi dado... sempre uma incógnita!?

Dia 7 de Dezembro, mais uma pesca intervalada, mas com um pouco mais de quantidade, nomeadamente no caso do Arménio, pois caso tivéssemos capturado como ele capturou, talvez até fossemos obrigados a sair mais cedo devido ao peso legal!? Mas é a vida!

A Dourada do Luís:


Um dos Pargos de Arménio:


E a pesca quase toda, a qual não sendo nada de deitar fora, foi bastante difícil e sofrida, nomeadamente no que respeita à irregularidade das entradas de peixe.


Ainda sobre pesca, surge-nos o dia 8, dia do pessoal da chumbadinha, com a sua calma pensada e activa, aguardando sempre aquele exemplar que acabou por aparecer pela mão do Pedro, apresentando-se como o maior que aqui se vê no passadiço, em conjunto com irmãos mais novos e algumas Primas de bom tamanho...


Uma foto da caixa onde dá para perceber que as tais primas até que eram boazitas...


... e, finalmente, o Pedro mostrando o motivo do seu orgulho do dia!


A pesca tinha terminado, até ao Natal, pois a semana seguinte destinava-se a ultimar pormenores relativos à acção anunciada para dia 17 de Dezembro, sendo que o Natal se seguiria, impedindo-me de olhar o mar a partir do Makaira. Mas tudo tem sido pesca e tudo tem valido a pena!

Completou-se o Power Point, preparou-se a sala e o suporte de papel, organizaram-se os comes e bebes e o dia chegou com 37 pescadores inscritos, número que me parece significativo quanto ao interesse do tema. Bela equipa que ali se juntou!

Deixo-vos algumas imagens do decorrer do Workshop, iniciando com um momento de trabalho:


Ainda em trabalho, perscrutando o outro lado da sala:


Um momento alto, com gente atenta que viria posteriormente a participar nas discussões e debates que não sendo os que eu esperava, foram interessantes e activos.


Momentos de convívio no exterior do Hotel do Sado, durante o intervalo para o café:


Grupinho convivendo e certamente "apanhando peixe à farta":


E  não podia deixar de vos mostrar o panorama de Setúbal que se pode vislumbrar do Hotel do Sado e que fez o deleite dos participantes.


E agora vem, não o melhor, mas sim a cereja no topo do bolo... a avaliação que passo a explicar!

Em primeiro lugar a Ficha de Avaliação, anónima e de preenchimento facultativo, com 8 itens, para serem avaliados em 4 níveis, sendo 1 e 2, negativos; e, 3 e 4, positivos.


De referir que estavam inscritos, 37 participantes, sendo que dois deles, por motivos de força maior, não puderam comparecer e 34 preencheram a ficha de avaliação, pelo que só um dos presentes, não o fez, pensa-se que por ter saído mais cedo e não se ter apercebido de tal.

Tratados que foram os resultados, elaboraram-se os quadros que se seguem:

Um primeiro quadro com a totalidade e percentagens dos níveis atribuídos, sendo que só se verificaram atribuições de níveis 3 e 4.


Um segundo quadro que apresenta a distribuição de níveis por fichas


Um terceiro quadro que apresenta a totalidade e percentagens atribuídas, face à pontuação máxima possível (136), caso todos as fichas apresentassem em todos os itens uma classificação de nível 4.


Ainda um quadro com comentários e...


... outro com sugestões, ambos solicitados individualmente em cada ficha de avaliação.


Considerando os resultados que se verificam, o ambiente em que decorreu a acção e a minha análise dos comportamentos observáveis durante o decorrer do Workshop, posso afirmar que fiquei satisfeito e dei por muito válido o tempo e entrega usados em todos os momentos, desde a preparação à execução deste trabalho que sinceramente, nem o foi... antes sim, um grande prazer!

Quando afirmei atrás que fiquei satisfeito, referi-me no passado, pois já não estou!
Isto é, estas pequenas glórias, são efémeras e já só penso em corrigir pormenores no sentido de melhorar, quer as fotos e textos apresentados, quer a forma de propor trabalho, com os objectivos de promover mais participação activa e intervenção dos participantes, em possível nova acção subordinada ao mesmo tema.

Gostaria também de saber se existem por aí outros interessados, pois facilmente se poderá colocar em marcha a acção, em condições idênticas, bastando para tal que me informem do interesse respectivo.

Relativamente aos comentários e sugestões, tudo foi tido em conta e, com a brevidade possível, se avançarão outras sugestões de temas teóricos e/ou práticos.

Não quero terminar, sem deixar alguns agradecimentos:

- Ao Hotel do Sado e à Teresa Ferreira, pelas excelentes condições proporcionadas.
- À equipa do Porto de Abrigo - www.portodeabrigo.com - que me apoiaram na preparação, recepção e secretariado; e, nomeadamente ao João Martins, pelas revisões de texto e retoques no Power Point.
- A todos os pescadores participantes, pelo envolvimento e entrega.
- E, finalmente, a todos os membros do Porto de Abrigo que, mesmo sem participarem directamente, deram o seu apoio através de comentários e/ou divulgação da acção em páginas pessoais e noutros sites onde são também membros.

Por aqui me fico, cheio de saudades da pesca (acho que para a semana a coisa já se vai dar), esperando que todos vós tenham um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de tudo o que for possível.

Boa noite a todos os leitores.

11 comentários:

Os Pescas disse...

Parabéns por tudo, pelo workshop, pelo texto, por nos presenteares com tão bons textos. Um abraço e um natal feliz. Filipe.

Ernesto Lima disse...

Viva Filipe!

Grato pelo comentário!

Para ti e para o Pessoal de "Os Pescas", um Feliz Natal, um Ano Novo com tudo o que de melhor se conseguir e muita pesca!

Abraço

Anónimo disse...

Parabéns amigo Ernesto,tudo no Encontro correu muito bem.Obrigado por isso e pelos magníficos textos que nos tem disponibilizado.
Votos de BOM NATAL E BOM ANO NOVO.


P.S. - Agora,mirando o meu sapato,já calculo o tamanho do vermelhusco !!!

Grande abraço do
Santos Silva

Anónimo disse...

Ola Ernesto, em primeiro lugar desejar-te um bom Natal e um 2012 com saúde e boas pescas, quanto ao estado do nosso estado... Enfim, uma falta de imaginação incrível... Quanto ao comportamento das douradas já ouvi dizer que no norte nunca antes tinham saído douradas nestas alturas, e em alguns pesqueiros nunca antes tinham saído sequer! Abraço

Jose Valle disse...

COMO SIEMPRE eRNESTO, INSUPERABLE.
ENHORABUENA Y FELICES FIESTAS PARA TI Y LOS TUYOS.
UN SALUDO

Ernesto Lima disse...

A todos agradeço os comentários e desejo um Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

Abraço e Saluto para el hombre del Norte de Peninsula.

António Vinha disse...

Olá Ernesto

- Como sabes não pude estar presente na acção, mas já tinha a certeza que iria ser um sucesso. (vindo de ti só podia ser). Fico no entanto pacientemente à espera da próxima.

Abraço
Tóze

claudio patricio disse...

Boas Sr. Ernesto,
Foi um excelente workshop quer pelo conteúdo quer pelo convívio.
Deu para adquirir muitos conceitos sobre pesca embarcada. Agora “sò” me falta mete-los em prática.
Sobre os relatos de pesca, como sempre, são uma delícia de leitura.
Ainda me dá mais vontade de tirar o barco de sequeiro e começar a pescar (tenho o barco no “canal” em Vila Nova de Milfontes, de inverno tiro-o, a barra é difícil…)
Desejo-lhe um bom Natal e um óptimo 2012 (a ver se não temos mesmo de fazer as malas e ir á procura de outros “pesqueiros” lol).
Abraço
Claudio Patricio

Ernesto Lima disse...

Viva Pessoal!

Aos últimos comentadores (Tózé e Cláudio) agradeço os comentários e deixo os meus votos de Próspero Ano Novo, independentemente de emigrarem ou não... eheheheh.

Abraço

Anónimo disse...

Ernesto Em boa Hora que não emigrou pois ainda tem que nos ensinar e pescar comosco muitos anos , já vi que conseguiram grandes bichos , e tambem já vi que que passaram um bom dia de workshop, toneladas de peixes foram capturados nesse dia
Pescadores ,caçadores e Etc...

Bom ano e um abraço Nuno Mira

Ernesto Lima disse...

Viva Nuno!

Grato pelo comentário!

Um Bom Ano Novo para ti e para os teus!

Abraço