sexta-feira, 6 de abril de 2012

2ª. Feira de Pesca Lúdica e Desportiva de Setúbal / Programa Definitivo


Pesca, pescadores, técnicas, materiais específicos necessários, barcos, electrónica marítima, palamentas e apetrechos relacionados..., tudo isto estará presente para nos servir e à nossa actividade de eleição, na sua diversidade, tentando transformar o próximo fim de semana de 13, 14 e 15 de Abril, numa reunião e convívio entre as gentes deste pequeno grande universo que somos nós... os pescadores!

Portanto, já se sabe que não vai haver peixe nesta entrada, mas sim informação que poderá levar a participação, esta supostamente promotora da melhoria e inovação da nossa pesca, através dos workshops temáticos, da divulgação de técnicas mais ou menos conhecidas, dos materiais em uso e, quem sabe, alguns dos conhecimentos que se adquiram, quando aplicados na prática, venham a melhorar a nossa pesca... os nossos resultados!

A imagem de entrada, correspondendo ao Flyer informativo largamente distribuído, contém toda a informação sobre os expositores participantes e o programa definitivo de actividades.
A imagem colocada logo aqui em baixo, representa o parque de exposições, a localização de cada expositor e as áreas que se vão limitar para concursos, testes de materiais..., etc..

Ambas poderiam ser visualizadas, com maior pormenor, se clicassem nas imagens idênticas que se encontravam no topo da coluna à direita do blogue, logo por cima duma imagem de perfil. Estão a ver... um fulano com bigode a olhar de lado? Era lá que estavam as imagens, enquanto foi oportuno...  agora já passou!


Para que tenham uma noção do enquadramento da feira, face à cidade de Setúbal e ao seu Rio Sado, foi montada a imagem que se segue, esperando despretensiosamente que cumpra a sua função!?


Mas são as informações seguintes as que melhor se enquadram nesta página, considerando as características da mesma, assim como, os interesses do tal fulano de bigode que está no perfil, ou seja, aquelas directamente relacionadas com acção, participação, análise, discussão, partilha e convívio em torno da pesca... concursos abertos e workshops!
Ambas as categorias de acções, passíveis de proporcionar acesso, prática e melhoria dos conhecimentos, àqueles de nós que quisermos ou pudermos estar.

Então, por ordem de hora e data de realização, vamos lá "descascar" isto!

Começamos com os concursos de pesca:

O Concurso de Pesca ao Fundo - Surfcasting:

No dia 14, Sábado, mesmo ali no areal frente ao recinto da feira, com concentração e secretariado a partir das 13.00 horas, início às 14.30 e fim às 19.30; seguindo-se recolha do pescado, pesagem e culminando às 21.00 horas com a entrega de prémios, estes,constituídos por troféus, material de pesca e t-shirts Jogos do Sado.

A organização é uma parceria entre a Câmara Municipal de Setúbal, através do seu projecto Jogos do Sado e o site Porto de Abrigo .

Mas se quiserem, consultem o regulamento aqui !!!

Sobre este concurso, e agora que já leram o regulamento, agrada-me o que conta para a classificação! Vejam lá se descobrem porquê!?

Só falta inscreverem-se, independentemente da idade e mesmo que não sejam uns Guerreiros da Areia aficionados, valerá certamente a pena!?
Ah... as inscrições são gratuitas!


O II Open de Pesca em Kayak, também com saída a partir do areal frente ao recinto da feira, com concentração e secretariado às 7.30 horas, início às 8.30 e fim, às 13.00; seguindo-se a pesagem e culminando com a entrega de prémios às 14.00 horas.

Mais uma classificação por exemplares que podem consultar no Regulamento a abrilhantar aquele colorido muito próprio das embarcações e dos pescadores que as tripulam... uma delícia!
Quem tenha kayak, até dia 14, ainda está a tempo.

Neste caso a organização é uma parceria entre um grupo de voluntários da modalidade e a Comissão Organizadora dos Jogos do Sado, com apoio específico à divulgação, dos fóruns: Kayak Fishing e Tribo Fishyak , entre outros. Também aqui, não há qualquer valor de inscrição, é só dizer que quer ir, inscrever-se e aparecer!


É a vez da Pesca à Bóia!

O Clube de Amadores de Pesca de Setúbal (CAPS) é, neste caso, o parceiro organizador desta segunda edição, cuja concentração e secretariado terá lugar às 7.00 horas, no Aterro da Secil, realizando-se a prova entre as 8.30 e as 12.30, com pesagem no local e entrega de prémios, às 15.30, no Parque Urbano de Albarquel (recinto da feira).
Este é o único concurso que tem custos de inscrição porque, na verdade, os três primeiros classificados também receberão uns bons "peixes" como prémio, para além dos habituais troféus e t-shirts Jogos do Sado.
Neste caso a inscrição só poderá ser feita através dos números: 96 277 49 70 e /ou 92 595 18 69. E, meus senhores, até dia 14, estão a tempo de ainda ir a todas.


Chegou a hora dos workshops e digo-vos muito sinceramente... que pena tenho eu, por estar a tempo inteiro na organização, de não poder participar, quer naqueles sobre os quais tenho mais curiosidade, quer no de iniciação e captação de jovens, pois algo sempre se aprende.

Vamos começar pelo workshop de Pesca à Pluma, dia 14, entre as 14.00 e as 18.00 horas, no Parque Urbano de Albarquel, dinamizado pelo José Rodrigues do site Segredos da Pluma que na sua introdução refere o seguinte:

  "Sabia que pode pescar achigãs, carpas, barbos, robalos e até espadartes á pluma? Venha conhecer o material necessário, saber como e onde o utilizar, aprender a lançar e a apresentar a pluma a qualquer peixe. Será certamente uma experiência que não irá esquecer".

Então digam-me lá se não é uma delícia? Tomar contacto ou aprender algo mais, numa técnica tão abrangente e em franca expansão por todo o mundo. Está à Vossa disposição na data e horário referidos... há que avançar. Não pagam mais por isso!


Pesca com VINIS em Estuários e no Mar, com o Alexandre Alves e o Pedro Russo Baião, uma dupla de respeito, pronta a informar, desde os pescadores da orla marítima mais ou menos avançados no trabalhar de amostras, até aos "feras" mais batidos em Pargos ao fundo na costa Portuguesa.
Isto vai acontecer entre as 9.00 e as 13.00 horas de Domingo, dia 15; iniciando-se com uma componente teórica nas instalações do Parque Urbano de Albarquel (lá mesmo onde decorre a feira); seguindo-se uma componente prática, a partir de um pontão de rebocadores, ali muito perto, para que se possam ver as amostras a trabalhar e que trabalho companheiros... é caso para dizer: "se fosse peixe, certamente não resistiria a uma amostra daquelas"!?


Mas ainda não acabou!

É importante realçar o workshop que se segue, muito porque o mesmo se dirige àqueles que estão a começar, tentando captar jovens para este nosso mundo, assim como, dar oportunidade aos iniciados menos jovens de tomarem contacto com várias técnicas de pesca apeada, podendo assim escolher a sua preferida, ou aprofundar várias, de modo a poderem usufruir a pesca, utilizando aquela que mais se adequar a si, às condições meteorológicas e aos locais da sua preferência.

A Associação Nacional de Pescadores Lúdicos e Desportivos (ANPLED) não dorme e preparou esta acção com todos os pormenores, quer na escolha dos prelectores - Luís Batalha, João Miguel Costa, Luís Margalho e Dinis Ermida - quer com a preocupação de elaborar um manual de pesca relacionado que será oferecido a todos os participantes na acção.

O workshop "Iniciação à Pesca Lúdica e Desportiva em Mar e Estuários", vai acontecer durante todo o dia 15, Domingo; iniciando a sua componente teórica às 10.00 horas, na Casa da Baía, em Setúbal; e, a componente prática, às 15.00, na orla marítima do Parque Urbano de Albarquel; numa acção de dia inteiro.

Para participarem neste workshop, os interessados só terão de se concentrar, por volta das 9.45 horas, frente à entrada da Casa da Baía, em Setúbal, a partir de onde, serão encaminhados para o Mundo da Pesca, em Mar e Estuários.
Perguntarão alguns: "o que é que levamos"?
Ao que se responde: "a vontade de aprender e estar na pesca... nada mais"!!! Nem têm de se inscrever onde quer que seja!


Ora bem pessoal, para completar a informação já prestada, pode ainda dizer-se o seguinte:

Até dia 14, podem inscrever-se em todos os concursos e workshops que, sendo gratuitos, a tal obrigam, não esquecendo de indicar a(s) Vossa(s) preferência(s);  nos locais especificados nos cartazes, assim como nos contactos para colocar questões, também visíveis nos mesmos locais.

Agora... é só decidir se vêm ou não, e, se sim, escolher onde se sentirão melhor... concurso, workshop..., vão só a um, vão a vários..., só vêm ver os materiais e barcos..., não sei!? Vocês é que decidem, segundo gostos, necessidades, disponibilidades...

Aproveitem! Para além do referido, o parque onde se realiza a feira, é um local aprazível, à beira mar, onde a família pode perfeitamente passear ou tomar algo na esplanada da feira, quase a molhar os pés, enquanto o pescador se delicia com tudo o que para ele foi preparado.

Não poderia finalizar esta entrada, sem deixar, pessoalmente e em nome da Comissão Organizadora dos Jogos do Sado, um agradecimento a todos os voluntários que, com os seus conhecimentos e trabalho, permitem que se realizem as acções aqui referidas, nomeadamente, os parceiros, dinamizadores e prelectores de concursos e workshops apresentados, assim como, aos membros e administração do site Porto de Abrigo relactivamente ao papel que desempenham na manutenção e preparação de todas as tarefas a realizar antes, durante e após a feira.

Todos nós, grupo organizador, estamos por cá, ao Vosso dispor!

Uma boa tarde a todos os leitores

PS: ah... esquecia-me! Estando ou não com intenções de aparecerem e se acharem por bem, façam-me um carinho... divulguem!

4 comentários:

António Vinha disse...

Olá Ernesto
- Está confirmada a minha ida com o João. Com tanta dedicação, a feira só pode ser um sucesso.

Até Sábado.
Toze

Ernesto Lima disse...

Viva Tózé!

Grato pelo comentário e cá vos espero com todo o prazer!

Abraço

Juanma Cano guía de pesca disse...

Enhorabuena por el blog y por las capturas

Ernesto Lima disse...

Hola Juanma!

Gracias por el comentario!

Tu blogue me parece muy bien et ya lo coloque in mi lista de leitura!

Un saluto