terça-feira, 30 de outubro de 2007

"Hoje não há peixe"!!! Uma reflexão! - 9/Abril/2007


Aqui há uns anos li, numa revista americana (SPORTFISHING), um artigo que me marcou e cuja tradução significava o título desta entrada.

Não vou plagiar o referido artigo, mas sim, reflectir sobre ele e algumas conceitos, já que, essas palavras que li têm influenciado significativamente a minha forma de olhar e praticar esta nossa actividade.

A pesca parece-me, antes de mais, uma luta entre o homem e o peixe. Um quer capturar e o outro não quer ser capturado.
Neste caso, o peixe tem uma vida mais simples. Está no seu ambiente onde é normalmente capturado, com mais ou menos dificuldade, devido à sua necessidade continua de se alimentar.
Se considerarmos o número de peixes que existem e que poderão ser do interesse do pescador lúdico, são certamente os primeiros em muito maior número, pelo que as probabilidades de captura de um determinado peixe é, por enquanto, relativamente baixa.

Quanto ao homem, na actualidade, a coisa complica-se...
Tem que comprar comida para o peixe.
Tem que comprar materiais que, em termos de preço, por vezes, parecem ter mais a ver com a sua condição social, ou a do vizinho, do que propriamente com o fim a que se destinam: pescar melhor.
Tem de se adaptar aos materiais que compra, o que o obriga a tirar quase uma licenciatura para o manuseamento e montagem dos mesmos.
Tem de efectuar deslocações, por vezes, de centenas de quilómetros de carro e, se for pescar embarcado, mais umas milhas náuticas de barco, sujeitando-se a um conjunto de perigos que nem dá para pensar (alguns nem nadar sabem).
Tem de lidar com autoridades, licenças, mestres de embarcações, outros pescadores..., o que nem sempre é fácil.
Tem de sujeitar-se a que algum amigo, ao saber das suas intenções, lhe deseje "boa pesca".

Se tiver barco, tudo o que se referiu aumentará exponencialmente.

Depois disto tudo, passa um dia inteiro a tentar cumprir os objectivos a que se propôs (pescar), concluindo por si próprio, ou porque algum mestre ou amigo pescador lhe disse, que:

HOJE NÃO HÁ PEIXE!!!

Mas como é que isso é possível?
Logo hoje que eu vim ao mar, o peixe foi todo passear, se calhar, à terra.

Como é que podemos acreditar nisto?
Então o peixe não vive onde o fomos procurar?
Será que fomos à pesca ou fomos esquecer que existem engenheiros que se calhar não o são? Ou que existe quem não tenha governado o nosso país e que afinal governa bem é a Europa? Ou, até, que existe quem não tenha por cá resolvido o problema da fome e afinal consegue fazê-lo a nível mundial!?
E agora, por todas estas razões temos que pagar licenças caríssimas e outras coisas mais..., mas esperem lá que estamos a fugir do assunto.

Brincadeiras à parte, se compararmos com a caça feita por um qualquer predador, ele tem muito pouca coisa para se preocupar, para além da sua alimentação. Concentra-se totalmente no seu único instinto, a sobrevivência. Sua e dos seus, se os tiver. Quando falha, falha!
Descansa, procura outro lugar, outro momento, e torna a iniciar todo o processo.

Caros companheiros pescadores, eventualmente será isso que nos falta, algum tempo e liberdade para exercermos a nossa capacidade de caçadores, pensando-a; tentando descobrir porque é que falhámos a pesca. Mas, para tal, teremos primeiro que assumir que a falha é nossa. Isto porque o peixe, sem dúvida, vive lá onde o fomos procurar.
Não devemos pensar: então eu com este material, todo XPTO, tinha de apanhar peixe, se não apanhei... É porque não há!
Sejamos humildes!
Sejamos correctos, pelo menos connosco. Vai-se ver, até o merecemos.

As razões, na minha perspectiva, são o nosso desconhecimento sobre o comportamento dos peixes nesse dia, nessa hora e nesse local, assim como, a nossa credulidade nos outros que proferindo a mesma expressão - "Hoje não há peixe" - ou outras do género, nos enganam. Essencialmente porque também não sabem, sendo esta é a melhor explicação que encontram.

Se fizermos uma ronda por todas as discussões, foruns, revistas,..., talvez possamos concluir que existe mais preocupação com materiais, locais, auto afirmações, competições assumidas ou veladas..., do que com a vida, comportamento, deslocações, tipos de fundo, alimentação..., e etc., dos "amigos" que queremos capturar.

Não quero dizer que não seja importante discutir o que me parece mais se discute, mas ninguém venha dizer:

"Hoje não há peixe"!

Diga-se antes:

"Hoje fartei-me de procurar, batalhei com tudo o que tenho e sei, mas, não consegui dar com eles". Vou apontar, pesquisar e tentar aprender mais.

Esta é a atitude com que sempre estou na pesca. Talvez se me apresentarem outros argumentos, eu mude!? Não sei!? Mas duvido!

Brindo os leitores com uma foto do meu amigo Pedro, tirada no ano passado, num daqueles dias em que se não se tivesse procurado, batalhado e diversificado, poderíamos ter dito no final da pesca:

HOJE NÃO HÁ PEIXE!!!

Sem comentários: