quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

As últimas e a maravilhosa antecipação das próximas!


O Natal está passado e, antes que venha aí o Ano Novo, importa pescar... Pescar o mais que se puder!
No passado fim de semana, pesquei Sábado e Domingo!
No Sábado, fui com o Letras, o Zé Custódio e o Lança! Claro que, nesta altura do ano, a loucura das Douradas sobrepõe-se muitas vezes ao bom senso, empurrando-nos para a zona onde supostamente toda a gente as procura e onde, muitas vezes, se apanham umas belas secas!
Desta vez, calhou-nos o zero!
Muitos barcos! Muita aguagem contrária ao vento! Dificuldades acrescidas para fundear, seguidas de espera, mudança de iscas, muitas vezes trocadas outras roubadas, e, Douradas nem vê-las!
Tempo gasto, mudança de local e valha-nos o Santo Almoço (bela lebre e belo vinho) que sempre amenizou a derrota que se avizinhava!
A coisa foi andando neste novo pesqueiro; lá foram entrando uns peixes, mas nada maior que aqueles que o Letras apresenta na foto acima, o que, a bem da verdade, não foi nada mau para quem, às duas da tarde, tinha a bordo uma Sargueta! Vá! Continuem lá para aí com essas conversas do mestre para aqui e do mestre para ali!?
No dia seguinte, fui com o Zé Beicinho e o Tavares. A aguagem já tinha caído, o vento era pouco e decidimos ficar num outro pesqueiro!
Estivemos lá todo o dia! Os sinais eram bons e a insistência foi grande, mas, tirando três Douradas de 800/900 grs e uns quatro ou cinco pargotes do mesmo peso, mais umas Sarguetas e Chopas de muito bom tamanho, nada mais aconteceu digno de nota!
Não se entenda o referido por presunção! Sómente como constatação de facto, já que os objectivos eram outros, "maiores"!
Concluindo, parece-me que apostei mal! No Sábado, atendendo ao estado do tempo e do mar, teria sido mais racional ficar ali mais perto, onde o vento e a aguagem eram menores, e, no Domingo, aproar à zona onde pescámos no Sábado, devido à melhoria das condições climáticas!
Talvez sim... Talvez não! Mal me quer... Bem me quer...
Tudo é mais racional depois da história passada! O que importa é que estou, neste momento, em antecipação de três dias de pesca, melhor, três dias e meio!
Já tenho tudo pronto! As bases das montagens, as Zagaias, a roupa, o carro com meia saca de carangueijo, duas sacas de bomboca e a sardinha encomendada ao meu amigo Paias, lá de Sines!
Vou querer o quê!?
O tempo parece que vai estar bom e, se nada correr mal, na Quinta à tarde, vou dar uma "zagaiadela", Sexta vou à procura de peixe em sítio novo, Sábado e Domingo está tudo combinado com pessoal amigo!
Resultado! Resta-me que o tempo passe devagar... Este de antecipação e aquele em que estiver a pescar!
Só me falta pensar como é que vou querer comer algum dos peixes, se os apanhar claro! Talvez cozidos com todos, talvez escalados ou grelhados!? Não sei!? Mas acho que vou ter tempo para decidir!
Que maravilha, meus amigos; esta falsa sensação de que controlamos o tempo e as decisões a tomar! Será espectacular, enquanto durar!?

4 comentários:

Anónimo disse...

Mostrando grandes ou pequenas pescarias ler este blog e' sempre um prazer,pois quando nao ha' peixe nota-se a amizade entre certas pessoas,alem disso ha' sempre um ou outro peixe para a patuscada hehehe
para mimtanto fazia ...Cozido,grelhado,ou no forno hehehe

Abraco


FC

Tibau do Sul - RN - Brasil disse...

Amigo Ernesto,

Com os votos de Bom Ano Novo aqui deixamos um Blog de interesse...

MareNostrumSines.Blogspot.com

Um Abraço,
Edgar e Eduardo Miguens

Tibau do Sul - RN - Brasil disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

STOOORR, deixe as aulas e dedique-se à pesca ;p