quinta-feira, 24 de março de 2011

Ficheiros guardados... tinham a resposta!


Três dias de pesca tirados a ferros de trabalhos escolhidos, fazendo-me pensar: que raio... então não me tinha reformado para pescar e coiso...?
Na verdade, ando sempre a inventar, não consigo estar quieto... talvez com o tempo isto passe!?

Verdade também que, deste modo, a pesca ganha outra dimensão... aproveita-se ao máximo e torna-se desafiante na medida em que, num curto espaço de tempo, temos de fazer valer os conhecimentos anteriores, agir em conformidade e tomar decisões em cada momento, considerando os sinais apresentados em cada pesqueiro, adequando as acções em função do tempo restante e tirando ilações para o dia seguinte em função da análise de cada jornada que se completa.
Nesta época do ano, os grandes exemplares tendem a frequentar maiores profundidades, cujos pesqueiros são muitas vezes falíveis, por exigirem maior precisão de fundeio. Também as manobras mais demoradas, tanto no que à manobra diz respeito, quanto às deslocações para outros fundos, normalmente mais longas, podem contribuir para o insucesso quando não se acerta nos pesqueiros. Já para não falar das conjugações ventos/aguagens, cujas variações inviabilizam por vezes o fundeio em determinados locais, obrigando-nos a várias tentativas, por vezes seguidas da procura de outros fundos.
Em suma, uma época em que facilmente tudo se pode conjugar para dias de nada ou de muito pouco. Há que recorrer aos "ficheiros arrumados" algum tempo atrás, onde poderemos encontrar respostas que se venham a revelar adequadas, considerando o tipo de pesqueiros que lá se encontram, a época do ano e as dificuldades que pensamos encontrar em função das condições de mar e vento que se apresentam. Tudo enquadrado na melhor gestão possível do tempo útil de pesca.

Relativamente ao tempo útil, teremos de contar ainda com outros factores, como por exemplo, os pequenos almoços demorados e calmos, montagens de última hora banhadas pelo Sol, saídas tardias (serão?)... enfim, mais lenha para a fogueira dos auto desafios que aumentam proporcionalmente à diminuição do tal tempo útil.
Mas é assim que encaro a coisa... não há grande volta a dar!

A introdução é suporte claro ao que se passou na Sexta, Sábado e Domingo passados. Dias de calma, aumentando o tempo útil de pesca em cada um deles, procurando em função do anterior e com sucesso em escadinha. Sempre a subir!

Sexta Feira, algum vento, mais que o anunciado pelo Windguru, eu e o João Martins, saída às dez e tal, para pescar ali pela milha esperando a entrada de algum maiorzito que, mais dia menos dia, vai aparecer por lá.
Peixe a entrar espaçado, com novidades para o João com os seus dois primeiros Sargos Veados.

Este:

E pouco tempo depois, este outro:


O dia estava ganho para o meu amigo!

Estreou-se bem com a espécie!

Pela parte que me tocou, dei-lhe bem nos Sargos legítimos e ainda me saiu este Serrajão, com aquela luta usual à superfície que só termina quando lhe colocamos a cabeça fora de água.


A pesca estava quase terminada, faltava o jantar, a conversa sobre o dia e a antecipação do seguinte que, obviamente me impelia para procurar "vermelhos" mais fora, pois por aqui só um pequenote deu um ar da sua graça.

O Sábado acordou solarengo, com uma calma bem demonstrada na foto que abre a entrada. Nada mexia, fazendo antever grande epopeia, nas mentes do Nuno Mira, do TóZé, do João Maria e na minha, para não variar. Por estranho que vos possa parecer, cada dia que saio para a pesca, parece que o faço pela primeira vez. Espero que nunca me aconteça de outra forma!?

Fomos para mais longe, procurámos, encontrámos ou achámos que sim, fundeámos e desatámos a pescar como se não houvesse amanhã.

O peixe comia intervalado, a sardinha ia sendo consumida, mas sem aquela agressividade de que gostamos, embora por vezes indicativa de peixe maior nas redondezas e as capturas tardavam a acontecer.

Entraram Sarguetas, uma ou outra Patarroxa, um Parguito espaçado, tudo dando ideia que mais cedo ou mais tarde algo importante aconteceria, o que acabou por ser verdade, mas não com a grandeza que gostaríamos.

O João Maria lutou mais forte e trouxe ao poço este Sargo Veado:


O Nuno, lutou duro e venceu este Serrajão de bom tamanho:


Também eu tive luta mais acesa com outro Sargo Veado, conduzindo-o ao estrelato:


Tudo isto, muito espaçado em tempo, num pesqueiro em que os sinais nos foram alimentando esperanças, acabando por nos defraudar quanto a objectivos de maiores capturas, na forma de iscas a subirem e a descerem continua e completamente intactas. Acontece muito nesta altura do ano.

Gerindo o tempo que nos restava, duas hipóteses se colocavam: ir mais para fora e arriscar o gasto de tempo em procuras e fundeios talvez infrutíferos ou, tentar os Sargos e alguma Dourada ou Pargo ali mais à terra.
A segunda opção pareceu-nos a melhor, considerando a gestão do tempo restante.

Procurámos pesqueiro e fundeámos!

O roubo de isca tornou-se um flagelo que aguentámos com muito trabalho, cabeça erguida e muito pouca recompensa, não fora a entrada de mais um Serrajão, 3 ou 4 Sargos e uma Douradita que não atingia o quilo.

Não nos sentimos vencidos, antes vencedores pelo contínuo batalhar e pelas capturas que, não sendo troféus do outro mundo, eram certamente indicadoras da nossa persistência, vontade de conseguir melhor, assim como belos e suculentos petiscos.

Os resultados indicavam que as opções de Domingo teriam de ser outras e que pena eu tinha de que estes meus amigos não pudessem cá estar. Quem sabe, não seria o dia!?

Ao jantar, na companhia do João Martins e de uns secretos de porco preto, foi dissecada a jornada e antecedido o Domingo, na presença do Zé Beicinho que com o Zeca seriam os meus próximos companheiros. Estava decidido! Os mares de fora chamavam-nos e nós ouvíamos interessados!

Era hora de rebuscar os "ficheiros arrumados em pastas fechadas há algum tempo", aproveitar o mar calmo e as aguagens alinhadas.

Saímos para o mar a horas decentes - nove e tal - procurando os tais mares que se revelaram com bons sinais, procedendo-se ao fundeio, após percepção de uma pequena e interessante aguagem, alinhada com um vento fraco, de direcção constante. Perfeito!

As baixadas cheias de sardinha e camarão desceram, provocantes, com o olho em possíveis interessados e, ao fim de alguns minutos, começaram a encontrá-los e não mais os perderam de vista.

Pargos, Safios, Abróteas, uma Moreia... de tudo um pouco subiu a bordo, sendo que tivemos de libertar vários Safios, escolhendo os Pargos em vez destes, na procura de não ultrapassar o peso legal, obrigando-nos este, mesmo assim, a voltar para a terra por volta das 15.30.

Eis alguns exemplos!

O Pargo do Zeca que mostra o tamanho mais usual dos capturados:


Um Alfaquim, para o Zé Beicinho:


O maior exemplar, também pela mão do Zé!


E a caixa de tom rosado, onde tenho o meu quinhão:


Dos Safios, embora tenhamos trazido um com perto de 10 kgs, foram esquecidas as fotos, tal a azáfama a bordo.

E foi assim caros leitores!

Analisando tudo o que se passou, ao longo destas três jornadas, pode talvez inferir-se que, entre outros factores,  uma pesca pensada com base na relação: época do ano / resultados anteriores / estado do mar e do vento / iscas e materiais utilizados /...; pode trazer vantagens significativas. Para tal, é no entanto importante que tenhamos as experiências e resultados anteriores em "ficheiros bem arrumados". Onde e como os arrumamos, pois... cada um sabe de si!

Bom... agora que já falei convosco, tenho de voltar para a organização da feira. Duvido que volte à conversa até essa data.

Se quiserem ou puderem aparecer, pois será com muito gosto que serão recebidos.

Se se derem ao trabalho de clicar naquela imagem, no topo da coluna à direita do corpo do blogue, tem lá informação fresquinha... horários, actividades, eventos... sintam-se à vontade!

Boa noite a todos os leitores.

10 comentários:

Os Pescas disse...

Belas pescarias!!!
Bonitos Sargos Veados e um geleira bem composta!!!
Um abraço,
Pedro ( PJPescador )

António Vinha disse...

Olá Ernesto

- Bonita geleira. O Zé Beicinho... belo Pargo.

- Olha, foi uma jornada de pesca do melhor, na companhia de amigos e com um dia espectacular.

Abraço
Toze

Anónimo disse...

Viva Ernesto,
Três dias que te devem ter posto uns anos mais novos. Com um tempo tão simpático, rodeado de amigos, daquele ar puro e com peixe, dias 5 estrelas.
Sobre a pesca, nada a dizer, o "mestre" no seu melhor.
Como viste, sábado também por lá andei, mas ali tão perto, nada de vermelhos.
Um abraço e continuação
João

Os Pescas disse...

Olá amigo, é com gosto que vejo esses lindos peixes. Voces continuam a capturar dos meus peixes favoritos, esses sargos veados são lindos, qualquer dia tenho que ir com essa equipa. Parabéns. Estarei presente na feira concerteza para lhe dar um abraço.
Filipe Condinho, ospescas.

Ernesto Lima disse...

Viva Pessoal!

A todos agradeço os comentários!

Ao TóZé:

Pena não termos caçado um daqueles que enchem as fotos.
Se me lembrei de vocês no Domingo...

Ao João:

É verdade João, ali à terra têm-se apanhado bons peixes, mas Pargos... eu, pelo menos, tenho capturado poucos e pequenos.

Ao Filipe Condinho:

Faço muito gosto em dar uns dedos de conversa com o meu amigo! É só aparecer.

Abraço a todos

Anónimo disse...

Ernesto

Na Feira em Setubal , lá estaremos . E como lhe disse já algum tempo , e aos peixes tambem .quero DESFORRA , comerão-nos a sardinha toda (14 kilos) e gozaram muito com a malta amiga , e bogas eram muitissimas e todas exemplares de guiness (bem pequenas ) Nesse dia as gaivotas safaram-se , OObrigado por um belissimo dia de pesca , e um grande escaldão


um Abraço Nuno

Anónimo disse...

Viva Ernesto :)
Continua de mao quente como vem sendo habito nessa embarcaçao :)
belos peixes entao essas saimas ui ui ate me babo so de olhar pra elas.
Vou sair em sines dia 2/04/11 deixa la ver se algum me toca a porta, pode ser que nos encontremos por Setubal pois devo la ir a feira domingo.
um Abraço e boas pescarias eheh

Bruno

Ernesto Lima disse...

Viva Bruno!

Grato pelo comentário!

Que corra tudo bem na saída em Sines.

Nessa data não estarei lá, é a data da Feira de Pesca.

Abraço

Ernesto

Valter Costa disse...

Mais 3 dias de excelente convivio na pesca. Isso requer é continuação!

Ernesto Lima disse...

Viva Valter!

Grato pelo comentário!

Quanto à continuação... não falha nada! Só se me acontecer alguma coisa!? Lololol

Abraço