segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Parece que foi ontem, mas... completa hoje 5 anos de vida!


Dia 23 de Janeiro de 2012... completam-se cinco anos que, com base de pesca na terra do nosso Vasco da Gama, venho aqui contar-vos coisas de peixes e de homens e até algo da minha vida em histórias passadas.

Muitos relacionamentos se iniciaram, quer através da escrita, quer na realidade, tendo por base o que para aqui fui escrevendo..., contando..., fazendo-me dar por muito bem empregues todos os minutos gastos em torno do teclado, falando convosco!

Verdade também que muito tenho aprendido, enquanto raciocino para melhor vos informar, ou enquanto pesquiso em outros locais ou através de outras pescas, até de alguns outros pescadores, para que a informação prestada seja de qualidade e consequentemente fiável.

De relato em relato, de história em história, com um ou outro artigo mais técnico pelo meio e, sem que tal fosse um objectivo inicialmente definido, o blogue saiu à rua este ano, trocando ideias ao vivo e a cores sobre pesqueiros, sondagens, fundeios..., numa "mesa redonda" de pescadores que gostam de pensar a pesca, sem desprimor para outros que eventualmente gostariam de ter estado, não sendo para eles o momento oportuno.

Por tudo isto sinto-me bem! Mas alto lá... não estou satisfeito! Tenho muito para aprender e quero continuar a interrogar-me sobre sucessos, insucessos e suas causas.

Em muitas ocasiões os resultados não se conseguem e fica patente o desconhecimento sobre os factores que condicionam tais acontecimentos e, caros leitores, este é para mim um desses momentos!
As últimas seis jornadas de pesca, duas delas entre o Natal e o Ano Novo e as restantes, no início do corrente mês, foram parcas de capturas assim como incoerentes face às relações: época / pesqueiros / sinais / resultados obtidos.

Nestas seis jornadas, para além de duas ou três Douradas, algumas Sarguetas, Choupas e Besugos, capturas estas não documentadas em imagens, valeram o Robalo que se apresenta, capturado pelo Arménio...


... e esta Lula que caiu a uma sardinha inteira, pescando à chumbadinha.


Oram digam lá se isto não merece reflexão!?

Sei que por Sines, as Douradas não têm estado fáceis, enquanto por Setúbal e Vila Nova de Mil Fontes as capturas têm acontecido. Então... o que se estará a passar?

Sinceramente... não sei, nem faço ideia se o chegarei a saber!?

O que sei é que as imagens de sonda, sem serem espectaculares, mostram actividade, no entanto, esta não se tem revelado nos ataques às iscas e muito menos em exemplares subidos a bordo, quer a Norte quer a Sul, para não falar das profundidades testadas, entre os 40 e os 90 metros. Complicado... pode dizer-se!?

Nestas alturas, tende-se a colocar tudo em causa... iscas, iscadas, baixadas, sondagens, fundeios..., mas acredito que será na localização daqueles que perseguimos, quer ao fundo, quer na coluna de água, onde se terá de insistir na procura, o que farei assim que lá voltar! Depois conto!

Para já e até ver, deixo-vos os golfinhos que nos brindaram com a sua visita na última destas jornadas sem capturas assinaláveis, alegrando-nos o dia com as várias passagens que resolveram fazer em torno do barco e fazendo-nos gozar um entardecer espectacular.


Com sucesso, ou nem tanto, é aqui que convosco troco impressões e assim quero continuar por muitos e bons anos!

A todos vós, ergo a minha taça! Com votos de saúde, muita pesca e... o dinheirito que as sanguessugas não nos extorquírem, importante para a manutenção dos nossos estados e gostos.

Uma boa tarde a todos os leitores!

20 comentários:

Os Pescas disse...

Oi Ernesto

Desde já os meus parabéns pelos 5 anos de existência, é com bastante agrado que visito o blog pois é um sitio aonde tenho aprendido muito sobre pesca embarcada.
Espero que continue por muitos e bons anos pois é sempre um espectáculo ler os seus artigos.
Um abraço e mts parabéns
Pedro ( PJPescador )

Bruno Mendes disse...

Parabens a este BLog (quase num estatuto Biblico :) ) no qual vou lendo, aprendendo e trocando opinoes que me ajudam a evoluir na maneira com vejo e entendo a pesca.
Fica um abraço ao seu escritor pois sei bem que as vezes é dificil transmitir aquilo que nos vai na alma e nos pensamentos de uma forma acessivel e compreensivel a todos.
Por isso Ernesto vamos esperar pelo proximos 5 anos com mais e bons relatos,analises, conclusoes, sobre a pesca e com bons peixinhos a mistura ehehe

-Constato uma coisa as douradas realmente tem andado fora do seus padroes normais, em Setubal dias de chegarem as centenas por barco como no dia a seguir ser uma razia completa nem ve-las nem senti-las, Mil Fontes tambem dado um ar da sua graça com boas capturas, enquanto que Sesimbra e Sines este ano faltaram relatos mais regulares de boas capturas, consequencias dos tempos ou mudança nos habitos destes peixes. O tempo dirá. Até boas saidas e boas fotos de peixeinhos volumosos ehehe

Anónimo disse...

venham mais5! e depois outros, e outros e outros........... e outros... Parabéns!

Ernesto Lima disse...

Viva Pessoal!

A todos agradeço os comentários. até os mais exagerados (estatuto bíblico???).

Abraço

Ernesto

Rebolo disse...

Boas Ernesto,
Cinco já foram. Muitos parabéns pelo blog magnifico e espero que muitos outros cinco possam vir por ai.
É este o meu desejo para ti e para o teu blog.

Escusado será dizer que para mim, A Minha pesca, ou melhor, a tua pesca é uma inspiração, muito me ajudou a esclarecer duvidas que tinha não só na pesca em si mas também em outras matérias relacionadas que aqui nos apresentas.
Certamente que muitos sabem de pesca, mas poucos a relatam e explicam como tu, de uma forma clara e simples.

Quanto à pesca em si, o mês de Janeiro também tem sido complicado para mim, se tu te sentes confuso então imagina eu hehehehe.
As marcações estão lá, o fundeio também, mas o peixe que supostamente lá está, não quer nada comigo.
Duvidas nem te conto, em 3 dias de pesca em 5 locais diferentes, fundos variados e profundidades entre os 30 e os 82 metros, e nada de assinalável.
Restam os bons dias que tem estado e permitido ir ao mar, que já é muito bom.

Só me resta deixar um forte abraço e desejo-te boas continuações

Os Pescas disse...

Parabéns Ernesto. Adoro ler as tuas palavras. Um grande abraço e venham mais 5 anos.

Ernesto Lima disse...

Aos Pescas e ao Tiago Rebolo agradeço os comentários!

Ao Tiago:

Estar confuso é bom... obriga-nos a estar atentos e a diversificar, tentando e muitas vezes conseguindo equilibrar os momentos em que a coisa não fica fácil.

Abraço

Eu Adoro o que Faço disse...

olá Ernesto.

muitos parabéns por estes 5 anos de partilha, devo ser daqueles leitores que te irrita ;) farto-me de ler e pouco comento... mas acredita que tenho o pessoal de Setúbal muito próximo...

se tu ergues a tua taça, eu deste lado faço o mesmo com votos de que a minha pesca me faça alegrar a vista com as tuas muito boas pescarias e com os teus belos relatos por mais uma boa porrada de anos.

1 brande abraço

João Martins disse...

Viva Ernesto
Estava quase quase a acreditar que afinal tinha mesmo emigrado...
Apoio o Bruno Mendes, os meus parabéns pelo aniversário da sua Bíblia da Pesca Embarcada. A meu ver é um instrumento valioso (imprescindível?) para todos aqueles que gostam e querem praticar uma pesca interactiva
Abraço
João Martins

Bruno Mendes disse...

Entao como não sou muito dado a leituras biblicas ficou a comparaçao a uma das ultimas leituras do dia , depois vou sonhar com aqueles exemplares xxxxllll LOL

Ernesto Lima disse...

Aos últimos comentadores agradeço a atenção!

Ao Zé Kaywox:

Viva Zé!

Houve um dia que pensei demais e achei que a coisa não devia ser assim... mas não me irrito com a pesca nem com os leitores. Cada um é como cada qual e eu só escrevo porque gosto.

Por tal, comentem ou não, são todos leitores e a todos respeito.

Claro que é bom estabelecer relações... mas só se relaciona quem quer!

Aos "fulanos" da bíblia:

T
Tá bem... pronto! Eheheheh

Forte abraço a todos vós!

Anónimo disse...

Muitos parabéns, Ernesto.
Sobre a excelente qualidade do que escreve, e da clareza como o faz, não há mais que dizer do que lhe transmitir o prazer que a leitura proporciona.
Obrigado por continuar a partilhar os seus conhecimentos desta forma.
Um abraço.

António Abranches

Ernesto Lima disse...

Viva António!

Grato pelo comentário!

Abraço

Ernesto

Anónimo disse...

Parabens Ernesto, sendo mais um seguidor bíblico, que faz deste blog o seu roteiro das boas pescas, apesar de atrasado cá estou a comemorar mais um ano de boas partilhas. Olha, dá cá mais cinco !!

Abraço

Amorim

Ernesto Lima disse...

Viva Amorim!

Grato pelo comentário!

Abraço

Ernesto

Anónimo disse...

Ernesto,
Estás de parabens! Não só por se comemorar 5anos desde que a tua ideia passou a blogg, mas, e acima de tudo, pela maneira como estás na pesca, como a vives, a sentes e a partilhas. Já te disse isto pessoalmente, é um orgulho poder vir aqui ler tudo o que escreves, és um exemplo de como uma actividade (pesca) pode fazer tão bem e tocar tanta gente. Obrigado por partilhares connosco. Quanto ao teu blogg, parece que foi somente há uns dias em que, em conversa com o Ferreira, comentámos que havia um "gajo" que tinha lançado um blogg e que parecia que sabia da coisa. Mas, a minha grande surpresa foi a forma como, logo desde o início, nos encaminhaste para a tua maneira de estar. Lembro-me perfeitamente que o post que mais me cativou foi o "À procura de pesqueiros". Foi uma inspiração para mim que na altura estava a iniciar-me na pesca em barco próprio. Deixo aqui uma parte transcrita tua sobre uma das expressões que mais me cativou na 1ª vez que vim aqui a este teu/nosso pesqueiro:
"Na "Minha Pesca", não existem um conjunto de frases feitas que de tanto repetidas revelam conceitos com os quais não concordo! Como por exemplo: "hoje não há peixe", "o peixe não quer picar", "não vale a pena ir para o mar sem levar a isca tal" ou "ele tem sorte porque está mesmo em cima do buraco" (pescador comentando o sucesso de outro a pescar ao seu lado)."
Amigo, obrigado por tudo!!!!
Abraço
João Carlos Silva

Daniel Pedro Silva disse...

Viva Ernesto!

Os meus sinceros parabens pelo espaço que aqui tens, ao qual eu tenho obtido Muitas, mas Mesmo Muitas Ideias para testar.

Dizer que tens que continuar por mais 5 Anos parece-me Pouco.... Por isso Continua. Continua a partilhar conosoco essas tuas ideias de Pesca como tens feito até agora, que eu, e de certo mais gente Agradeçe!!!

Grande Abraço ;)

Ernesto Lima disse...

Aos novos comentadores agradeço a atenção!

Ao Daniel Pedro:

Viva Daniel!

Não sei por quantos, mas espero que por muitos anos.

Ao João Carlos Silva:

É uma delícia quando alguém se lembra de coisas que dissemos ou escrevemos e para algo terão tido préstimo...
O certo é que os conceitos que referes mantêm-se, para mim, perfeitamente actuais.

Abraço a todos

Anónimo disse...

Boas, Ernesto!

Parabéns por estes cinco, e votos de continuação em múltiplos, sempre a ensinar e a partilhar o que sabes e o que procuras por ainda não saberes!
Da minha parte, agradeço a tua forma simples e genuína de ser e de estar, na pesca e na vida, e espero poder continuar a aprender contigo, de pesca e não só.

Grande abraço

João Afonso

Ernesto Lima disse...

Viva João Afonso!

Grato pelo comentário!

Abraço

Ernesto