terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Vamos Procurar, Sondar e Fundear... Pescar!


Pesca e vida, vida e pesca... indissociáveis, para quem é pescador; fontes de relacionamentos, mais ou menos francos e quase sempre agradáveis se os encararmos de forma positiva, numa perspectiva de aprendizagem contínua, a par de alguma competição informal e saudável para quem desenvolva esta nossa prática de forma exclusivamente lúdica, assim como para aqueles de nós ligados à competição formal. 
Nesta perspectiva tenho desenvolvido a "minha pesca", parte integrante da minha vida, tentando sempre aprender com os meus sucessos e insucessos e, de há uns anos para cá, estabelecer relacionamentos publicando esses conhecimentos, principalmente através desta página que, de vez em quando, sai à rua e se encontra, ao vivo e a cores, com os leitores interessados, para acções de informação onde se tentam passar e discutir, em poucas horas, conhecimentos teóricos e práticos adquiridos ao longo de anos, susceptíveis de melhorar a "nossa pesca", atendendo à troca de informação que tais encontros promovem.

O que se passa num encontro destes? Para aqueles que nunca participaram... eu conto!

Para aqueles que já participaram, alguns nas duas anteriores edições... também conto, ou não sejam eles as melhores testemunhas... talvez abonatórias!?

Tudo começa com a procura de local que reúna as melhores condições de sala, zona de comes e bebes e etc.. Depois vem a divulgação da acção, por aqui e por ali, enquanto se fazem revisões aos diapositivos em Power Point, onde toda a informação está disponível, reorganizando e acrescentando novos conhecimentos, adquiridos entre edições e também decorrentes do acontecido em cada uma delas, ficando a organização da apresentação com o aspecto global que se apresenta nas três imagens que se seguem, iniciando-se com a introdução e conceitos básicos...


Depois, com o cofee break pelo meio, a Procura de Pesqueiros e as configurações de Sonda e GPS, para uma utilização simplificada...


E, já depois do almoço, no restaurante panorâmico do Hotel do Sado, seguem-se as acções de sondagem, a identificação dos melhores pesqueiros e do local ideal para fundear, para que as nossas iscas fiquem a actuar onde queremos, assim como o processo de fundeio com condições diversas de mar e materiais a utilizar, passando pelos comportamentos ideais dos pescadores no sentido do sucesso... tudo com imagens de apoio, conseguidas entre muitas outras captadas em momentos de sucesso e também de insucesso.


Em todo este processo, eu mostro e fundamento; os participantes concordam, discordam, dão as suas opiniões, colocam as suas dúvidas e, em conjunto, temos sempre aprendido alguma coisa, num convívio de pescadores para pescadores onde, nos intervalos, as mentiritas habituais e inofensivas têm o seu lugar normal e obrigatório.

Portanto, caros leitores, é isto que vos proponho para o próximo Domingo, dia 15 de Dezembro, deste ano da graça de 2013.

Para os interessados disponíveis, aqui vos deixo o documento: Programa, Objectivos, Conteúdos e Procedimentos de Inscrição .
Neste documento, a data limite de inscrição é formalmente o dia 5 de Dezembro, no entanto, poderá sempre alargar-se este prazo, não sendo bom que se ultrapasse o dia 10, considerando a marcação de almoços e organização geral.

Agradeço ainda o Vosso apoio na divulgação da acção, independentemente de poderem, ou não, participar.

Pergunta:

O que poderão conseguir desta acção?

Resposta:

O conhecimento sobre um conjunto de procedimentos que, utilizados na prática, vos autonomizará na Procura de Pesqueiros, usando a Sonda e o GPS de forma simplificada, assim como, quanto à detecção dos melhores locais para fundear, face às imagens que a Sonda vos devolver e todo o processo de fundeio para que fiquem a pescar no local eleito.

Poderá ainda colocar-se outra questão:

Será que a partir daqui, o peixe salta todos os dias para dentro do barco?

Certamente que não, mas a base com que se fica tende a promover melhorias significativas na regularidade dos resultados da nossa/vossa pesca, considerando a quantidade/qualidade da prática que se venha a desenvolver, tendo em conta os conhecimentos adquiridos.

Na verdade, ainda na passada Sexta Feira, numa pescaria em que utilizei todos estes conhecimentos, não consegui mais do que se vê na foto que se segue:


Valeu aquela Dourada de dois quilitos que já fez as delícias cá de casa, já a Bica, e os Sarguitos, foram trocados de bom grado por umas cabeças de Borrego no forno, cortesia do Zé Beicinho.
No entanto, para aqueles que têm seguido o blogue, tem por aí muito peixe conseguido com o processo que vos proponho.

E, quando não se consegue capturar o que queremos, podemos sempre gozar o fim de dia, principalmente enquanto não nos tirarem o Pôr do Sol.


Ora então boa gente, a proposta está feita. Deixo a bola do Vosso lado e àqueles que se interessem e possam estar presentes, cá vos receberei com todo o prazer.

A todos os leitores... em breve vos contarei de outras dicas e pescarias. Até lá... os meus votos de uma boa semana, com os olhos postos no bom tempo que, tudo indica, nos espera lá no mar, neste fim de semana que se aproxima.

13 comentários:

carlos sampaio disse...

Carlos

Boa Tarde Ernesto

Tenho grande pena não poder frequentar esse seminário, Vila Praia de Âncora fica um bocado longe, talvez faça um dia um manual de trabalho em relação a essa temática.

Quando poder gostaria que me desse algumas indicações em relação à configuração da sonda e tirar o melhor partido dela.

A minha sonda/GPS Humminbird 737 quadriband - acho que não sei tirar o partido do quadriband.

fico aguardar

Abraço e um excelente seminário

Carlos Sampaio

João Martins disse...

Viva Ernesto
Sem dúvida uma Acção a não perder por todos aqueles que possam estar presentes
Mesmo que não tenham barco próprio!
Pescar não se resume apenas a largar linhas e apanhar peixe, há que entender as várias fases duma saída de pesca e participar nelas da forma possível, adequada e útil para nós e para o grupo (se o houver)
Para isso, esta Acção constitui um excelente suporte para encontrarmos formas de pescar melhoradas, mais gratificantes e, em termos últimos, traduzidas muitas vezes em excelentes capturas

Abraço JM
.

Ernesto Lima disse...

Boa tarde Pessoal!

Grato pelos comentários.

Ao Carlos Sampaio.

Por agora estou por Sines e o tempo é curto para lhe responder já.
Lá para segunda ou terça feira, talvez consiga dar-lhe alguma dica.

Entretanto, atendendo às limitações de número de caracteres nos comentários do blogue, gostaria que me enviasse o seu mail, em comentário, eu não publico e respondo-lhe por mail posteriormente.

Fico a aguardar.

Abraço

Unknown disse...

Boas,

Amigo Ernesto, teria todo o gosto em participar nesta acção.
Todavia, a distância é elevada pelo que, tenho de ponderar bem e quiçá, procurar parceiro que queira ir, de forma a suavizar esta adversidade.
Vou tentar dar uma resposta concreta, com a maior brevidade possível.

Cumprimentos,
Roberto

Ernesto Lima disse...

Boa noite Roberto Vicente.

Grato pelo comentário.

Quanto à Vossa vinda, estejam à vontade e vão-me dizendo qualquer coisa.

O meu número de telemóvel está no documento informativo e, atendendo à distância, mesmo que seja 2 ou 3 dias antes, não tem problema

Abraço

Ernesto

Anónimo disse...

Viva Ernesto,
Não será por assistir a um dia destes contigo que o barco vem cheio de peixe, com toda a certeza que não. Mas se tivesse tido a oportunidade de assistir a uma acção destas uns anos mais cedo, muita gasolina, milhas, horas e dias eu tinha poupado. É incrível a bagagem que nos consegues transmitir. Tanto que eu aprendi, tanto que descobri, tantas dúvidas de esclareceram na minha cabeça. Muitas coisas que me pareceiam acontecer porque sim, fizeram todo o sentido a partir desse dia. Por um lado, nota-se que percebes da coisa à séria e por outro, mesmo que quisesses não conseguias disfarçar o gosto e o jeito que tens em transmitir esses mesmo conhecimentos. Obrigado por teres paciência para estas coisas.
A quem possa estar indeciso, digo-vos que foi a melhor coisa que fiz por mim próprio desde que comecei a pescar de barco.
U abraço
João Carlos Silva

Ernesto Lima disse...

Viva João Carlos Silva.

Grato pelo comentário.

Uma coisa é verdade... não se pode avançar para uma acção destas, pelo menos, sem ter prazer por transmitir o que se acha que se sabe.

Fico babado por tal te ter valido.

Forte abraço

Diogo Regalado disse...

Boa noite Sr. Ernesto antes de mais os meus parabens pelo relatos e explicaçoes dadas no seu blog, tenho aprendido bastante e seguido sempre que posso.
Gostaria de pedir-lhe se possivel, que respondesse a um pequeno inquérito online acerca da pesca embarcada, para posteriormente ser feita uma analise dos dados recolhidos para a disciplina de Mercados e Productos Turisticos da Escola Superior de Tecnologia e Gestao de Viana do Castelo.
Segue o link do inquerito https://docs.google.com/forms/d/19iBjs0grQkMFjz59aUVz4XCYCqKzmaKj1vG4SY-0Td0/viewform
Espero que me possa ajudar respondendo ao questionario, e se possivel agradecia que pudesse divulgar por companheiros seus experientes na materia.
Com os melhores cumprimentos, Diogo Regalado.
Boas Pescarias!!!!!

Ernesto Lima disse...

Viva Diogo!

Grato pelo comentário.

Já respondi ao inquérito e já divulguei junto de amigos.

Abraço

Diogo Regalado disse...

Muito obrigado Sr. Ernesto continuação de boas pescarias e aguardo mais dicas suas aqui no blog!!!
Cumprimentos Diogo Regalado.

Unknown disse...

Boas,

Amigo Ernesto, é com imensa pena minha que, infelizmente, não vou conseguir participar no evento.
Talvez para uma próxima oportunidade!
Desejo a todos, um dia muito positivo e instrutivo!

Cumprimentos,
Roberto

Unknown disse...

boa noite.
gostaria de perguntar se há ou se vai haver alguma nova acção programada
obrigado

Ernesto Lima disse...

Boa tarde Carlos Filipe.

Grato pelo comentário.

Relativamente à questão que coloca, vai haver um outro curso relacionado com a Sonda e GPS, nos próximos dias 4 e 5 de Julho.

Este curso terá lugar na Escola Náutica Longitude e pode consultar as condições neste link: http://www.longitude.pt/cursos-de-pesca/cursos-de-pesca-desportiva.html?MIT=36555

Para todos os efeitos e face às várias situações que colocou em várias entradas, e embora eu vá responder a todas as suas questões, será talvez mais fácil contactar-me através do n.º 963579132

Abraço

Ernesto