terça-feira, 30 de outubro de 2007

Semana "alucinante" - 06/Set/2007


A semana de 27 de Agosto a 2 de Setembro, a minha última de férias, foi uma daquelas semanas que, hoje em dia, não é fácil para qualquer mortal, casado e pai de família!
O pessoal lá de casa achou que eu devia ter, nas férias, uma semana à minha vontade e, vai daí deixaram-me à solta em Sines estes dias todos! Claro que eu não gostei nada!
Bom, comecei a pescar na Segunda Feira à tarde e acabei no Domingo, tendo parado unicamente na Sexta Feira para descansar e fazer pescas novas, pois entre as que utilizei e as que cedi a amigos, acabei com o stok completamente, pelo que tive de "limpar armas".
Até Quinta Feira já vos tinha contado nas entradas anteriores, a Sexta foi um dia de relax, entre almoço, pescas feitas e escrita no blog, seguindo para jantar e conversa sobre os pesqueiros a testar no Sábado e no Domingo, com os meus amigos Zeca e Zé Beicinho, tendo o Zeca ido comigo no Sábado e, no Domingo, ele e o Zé Beicinho!
Como devem estar lembrados, os que têm acompanhado estas andanças, na Segunda e na Terça testei os mares de terra, apercebendo-me nessa última tarde que o peixe deveria estar mais fora! Na Quarta e na Quinta, fartei-me de dar "neles", embora com diminuição na Quinta Feira, o que atribuí ao mau pescar desse dia com aguagem e vento contrários.
Dos resultados obtidos, ficou alguma indecisão sobre o que fazer Sábado e Domingo!? Continuar a testar lá fora ou ir experimentar à terra outra vez!?
Da análise feita com os meus amigos, decidiu-se que, em virtude de na Quinta Feira os sinais de peixe terem continuado lá fora, pelos 76 metros, haveria que insistir, e, em função do que acontecesse, pois diversificaríamos ou não os pesqueiros.
Sou sincero! Eu tinha um pressentimento! Achava que em virtude do aumento da temperatura da água que entretanto se verificou, haveria grandes possibilidades de os Pargos terem encostado, mas, com os sinais dados pelas duas últimas pescas ainda na cabeça, resolvemos continuar a pescar lá fora!
Não me enganei muito! Tanto no Sábado como no Domingo, apanhou-se peixe lá por fora, mas com os sinais a diminuirem, menos no Sábado e bastante no Domingo, obrigando-nos quer num dia quer no outro a completar as pescas nos mares de terra com bons resultados!
Assim, no Sábado, começaram a entrar Besugos logo que chegámos e quanto aos Pargos, só dois de quilo se dignaram comer os "manjares" oferecidos! Isto lá fora!
Decidimos então vir para uns pesqueiros aos 23 metros, pertinho de terra, aqueles de que falei numa das primeiras entradas de Agosto, e então não é que capturámos mais 4 Pargos de 1 a 1,500 kgs e uma bica de muito bom tamanho!?
E no Domingo!? Teimosamente tornámos a ir lá fora e os sinais ainda pioraram, não falando da perda de tempo devida à abordagem da Guarda Fiscal que nos veio pedir os documentos! Fomos salvos por dois Pargos de quilo que entraram logo no início da pesca e depois eram só cavalas, daquelas enormes que nos enganam quando não alvoram a pesca!
Mesmo assim, levantámos ferro e viemos à terra, para uns pesqueiros lá de Sul, que nos forneceram 6 Pargos de 1,500 kgs e alguns Sargos de bom tamanho!
Pode portanto dizer-se que os "malandros", decididamente, encostaram à terra, e que, se eventualmente temos ido para lá directos, as coisas ter-se-iam composto doutra forma.
Ao certo nunca o saberemos, mas a história está feita e as elações poderão, por comparação, ser talvez retiradas daqui a uns tempos, quando se repetirem condições idênticas! Talvez sim ou talvez não!? Veremos!
Penso, no entanto, que a temperatura da água poderá ter sido um factor importante! Veremos este próximo fim de semana o que nos trás!
Posso ainda dizer-vos que a Sardinha, foi a isca que mais resultou, em qualquer dos locais testados! E acreditem que lá estiveram a Cavala, a Bomboca, o Carangueijo e a Lula, distribuídos em paralelo por todas as canas! Terão estas iscas ajudado a compor os pesqueiros? Pois, não sei!? Mas os resultados, sem serem extraordinários foram jeitosos e até "compostinhos"!
Deixo-vos a foto dos meus companheiros, no Domingo, com 4 dos apanhados! Ná havia mãos para mais!
Até ver!
PS: Epá! Vocês que andam para aqui a ler, são uns gandas chatos! Não dizem nada! Só comem, não dão nada a comer! Que raio de gente!!!

Sem comentários: