quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Faz hoje um ano...

É verdade!
Ontem estava a escrever um sumário duma famigerada aula de substituição e, de repente, lembrei-me! Epá! Amanhã é dia 23 de Janeiro! Esta data diz-me qualquer coisa! Dei voltas à "caixa dos pirolitos" e fez-se luz! Amanhã faz um ano que escrevi a primeira entrada no blog, "A Minha Pesca"!
Os pensamentos anteriores originaram um conjunto de pensamentos que se desenrolaram entre, o que é que vou fazer? Será que devo fazer algo? Porque é que me meti nisto? Enfim! Muita coisa!
Achei que sim! Deveria assinalar a data! Talvez analisando as razões que me fizeram iniciar este espaço!
Tenho analisado o assunto durante o pouco tempo livre que tive ao longo do dia e agora que me sentei aqui a escrever!
Sinceramente, não encontro razões especiais!
Lembro-me que, na altura, via muita coisa escrita sobre pesca, com as quais não concordava muito nem me pareciam lógicas!
Lembro-me que ouvia muita gente que não queria ou fingia não querer ouvir outras experiências de outros pescadores!
Lembro-me também que, muitos pescadores de embarcada tinham o péssimo hábito de procurar outros, em barcos já em acção de pesca, fundeando a distâncias pouco recomendáveis e influindo negativamente na actividade dos primeiros!
Lembro-me dos segredinhos, contados à boca fechada, mas a alguém que se sabia, iria espalhar a boa nova!
Lembro-me das mentirinhas e das meias verdades que ouvi de muitos, quando me iniciei! E os sabichões e outros campeões!? Com resposta para tudo e cheios de certezas!? A quem, bastava olhar para o céu, para o mar, cuspir no dedo e, levantando-o, adivinhar de imediato se havia ou não peixe e onde o procurar!
Tantas vezes me enganaram ou me deram falsas pistas, muitas vezes sem ser por mal, simplesmente cheios do seu conhecimento, resultado das mesmas experiências, sem mudança, repetidas à exaustão!
Não me esqueço dos que foram sinceros e me ensinaram a dar os primeiros passos! Com os quais, ainda hoje, troco ideias, técnicas e sei lá mais o quê!?
Lembro-me ainda de pensar, poder talvez beneficiar alguns daqueles que, como iniciados, poderiam poupar alguns passos ao lerem o que por aqui fui escrevendo calmamente, sem pressas, da mesma forma como pratico esta actividade.
Lembro-me de tanta coisa! Até dos egos! Sim! Eu também o tenho e gosto de o ver equilibrado!
Penso que por tudo isto e não sei mais o quê, iniciei este espaço, pensando que não iria mentir a ninguém, criticaria o mínimo possível, sempre fundamentando, e, como ponto de honra, basearia tudo o que escrevesse em resultados, positivos ou negativos, conseguidos no desenrolar das jornadas.
Não sei se o tenho conseguido!? Sei que o tenho tentado e vou continuar a tentar! Contando simplesmente, aquilo que vai acontecendo em cada dia ou época em que faço a minha pesca!
Pelos comentários que têm por aqui feito, alguns poderão achar que esta minha insignificante dissertação, seja reveladora de falsa modéstia ou coisa que o valha!? Mas não! Carrega unicamente a insegurança decorrente dos muitos visitantes que cá vieram, leram e calaram, o que, aliado ao carinho, interesse e humor revelados pelos comentadores atentos, me faz continuar a adorar o acto de escrever neste local!
Boa noite a todos os leitores e, até à próxima entrada!

10 comentários:

Paulo Bruno disse...

Parabéns e continuação de boas pescas!!
Abraço

Anónimo disse...

Parabens pelo Blog e junto envio uma contestação sobre o aumento de mais de 100% do IUC das embarcações
http://www.petitiononline.com/jsp21354/petition.html

Cumprimentos e continuação de abastadas pescarias.
A Amador

Tibau do Sul - RN - Brasil disse...

Parabens a Você ... e coragem para mais um ano!
Abraço,
Eduardo/Edgar

Amorim disse...

Ernesto, por tudo o que aprendi neste espaço durante o ultimo ano, e por todas as ajudas que me deste, só possiveis vindas de alguem que é sobretudo honesto e companheiro, o meu publico OBRIGADO.
Bem hajas por teres criado este espaço. PARABENS

UM ABRAÇO da Catarina e Amorim

Unknown disse...

Parabéns amigo Ernesto!! Este blog tem sido a minha "biblia" de pesca. Todos os dias o mesmo é aberto no meu computador na esperança de uma nova entrada com relatos de mais um dia de "faina" ou apenas simplesmente as dissertações com as quais, muito sinceramente, me identifico. Fica aqui um abraço e a esperança de grande longevidade deste blog e ainda a continuação das conversas fugazes, mas produtivas e interessantes na marina, acerca deste hobby que tanto nos fascina.
Cumprimentos
Pedro Palma
(Embarcação Lord)

Anónimo disse...

Parabéns a você...
Já cá estou deste lado, embora um dia de atraso.
Um grande abraço para ti Ernesto e muito obrigado por seres quem és.
Lendo o que escreves a pesca tem outro significado.
Continuação por muitos anos nesta tua aventura.

Abraço
Paulo karva

José Cavalheiro disse...

Parabens pelo aniversário do blog.
Isto de pesca e pescadores sempre deu aso a que uma ou outra verdade menos precisa fosse contada.
Os ciúmes e as trocas de voltas sempre foi muito acto muito utilizado entre pescadores.....
Mas enfim isso faz parte da vida ....
Granda aula de substituição .... a pensar em pesca ....os alunos ião gostar de umas histórias de pescarias!
hahahaha
Continua a escrever aqui na blogsfera que isto ajuda a enrriquecer os nossos conhecimentos.
Fica bem

Anónimo disse...

Parabéns.
Já sigo o seu blog á muito tempo e todas as semanas é visita obrigatoria para mim.
Já aprendi umas coisas por aqui e gosto muito dos seus relatos bem como das fotografias.
Sou de Aveiro e no Carnaval vou com uns amigos levar o nosso barco até Sesimbra para ver se temos sorte, não temos sonda nem GPS mas será que nos pode dar umas dicas de uns pesqueiros naquela zona.
Abraço.
Miguel Martins

Ernesto Lima disse...

Viva Pessoal!

A todos vós grato pela atenção e comentários!

Em particular para alguns de vós, sem qualquer desprimor pelos outros, aqui vão alguns comentários!

Ao A Amador:

Sim, de facto esse assunto merece a contestação de todos nós que temos barco! Principalmente aqueles de nós que o temos como opção de vida e não como motivo de ostentação! Sobre esse assunto ainda se falará!

Ao Pedro "do Lord":

Pedro, embora me sinta lisonjeado pela tua preferência, acho que não deves seguir uma só "Bíblia"! Há muitas fontes de conhecimento e a diversidade de consulta só pode enriquecer!

Ao José Cavalheiro:

Aquela "Actividade" de substituição acabou por correr bem! Lolol

Ao Miguel Martins:

Esta é a resposta mais difícil, devido à dificuldade acrescida da ausência de eletrónica!
Poderia fornecer algumas marcas, mas assim não é fácil, porque tenho algumas, com caladores de terra, mas é muito difícil de as explicar a quem não é da zona!
Depois também não ando muito por lá, embora seja uma das minhas terras preferidas!

O meu conselho é o seguinte:

Aqui na página principal do blog, do lado direito, tem um conjunto de links úteis a pescadores!
Tem lá um que se chama "Sítio do Pescador-Versão livre! Este local tem um fórum, onde conversa muita gente de Sesimbra! Penso que, se se inscrever, apresentar e solicitar; o pessoal dá-lhe uma ajuda! Se não, o que dúvido, diga qualquer coisa que eu logo vejo o que posso fazer!

Abraço a todos!

Ernesto

Anónimo disse...

Oi Ernesto! Parabéns pelo blog e pelo lado sincero do mesmo... essas palavras sobre os "prós" da pesca, quer embarcada, ou de terra, são uma grande verdade...! pena é que só alguns tenham a hulmidade e coragem de o sentir e dizer!! Muita da malta "pescadora" que tem a mania que é "pró", já para não falar da sua arrogância e acima de tudo, falta de respeito pela natureza (capturas fora de medida, lixo para a água e pesqueiro, etc)... só têm é o nariz maior que a cana!!! A simbiose homem-mar só está mesmo ao alcance de alguns! PARABÉNS ERNESTO (colega)!!
Atentamente, Luis Ramalho (PP) - Professor/Pescador