quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Férias ao ritmo da pesca ou... Pesca ao ritmo das férias? 2.ª Parte

Continuando a deambular pelas minhas férias, fazendo tempo para que a minha neta dê férias à minha mulher, fui ficando por Sines. Descansei e "limpei armas" na Sexta, com vento a ajudar à festa! No Sábado continuei o descanso em companhia do Tavares e do Zeca, com almoço a bordo, conversa e preparação para a pesca de Domingo, com eles e o Zé Beicinho.
Mais um dia que rolou sem que dessemos pela passagem do tempo, convivendo, preparando montagens e definindo estratégias para a acção que se avizinhava.
Pescámos Domingo, em mais um dia que correu difícil, com mudanças de pesqueiro, peixe complicado, até se perceber que só com a pesca leve e deitada no fundo se conseguiam capturar alguns Pargos pequenos que pareciam, só assim, terem tempo de chegar à isca, facilmente roubada com a pesca tensa.
Fica para a posteridade a Raia do Zé Beicinho, de imediato condenada a ser comida no dia seguinte de "Alhada"!

Um pesqueiro com estas características, areia e pedra, perto de uns pontões mais altos, com entradas de Chopas, Sarguetas, alguns Sargos, da Raia, Pargos de quilo e... Nem um grande entrou, embora os sinais por lá estivessem!

Pois... Os sinais estavam, mas, provavelmente, em qualquer outro local haveriam melhores condições para os grandes ou então, não soubemos, não iscámos com o que devíamos, não colocámos a isca certa na hora certa, não esperámos mais algum tempo ou, ainda, pura e simplesmente, não estariam lá os motivos do nosso interesse!? Vá-se lá saber!? Se alguém souber dê uma dica! A "gerência" agradece!

Os peixes entraram, mais uma vez suficientes e de qualidade, mas sem que os nossos objectivos se cumprissem! Aqueles dos peixes grandes, porque os da pesca, da sã convivência e da descontração, esses, excederam as expectativas!

Segunda Feira, fui só, à Zagaia! Corri pesqueiros! Labutei! Troquei amostras! Fiz passagens sucessivas, mas a única imagem que se pode reter é a de uma cana solitária, com a amostra que nada capturou, presa no olhal respectivo!

Parece triste? Não é! Contém a certeza de que mais dia menos dia vou lá outra vez e trago uma recompensa que justificará a imagem que acima vos deixo!

Talvez as águas precisem de aquecer, talvez tanta coisa... Mas eu vou lá estar! Em cima do acontecimento, comparando, percebendo e, quicá, capturando!

As amostras, as montagens, as canas e os carretos estão preparados, melhorados até à exaustão! A oportunidade... Essa tenho de ser eu a criá-la!

Na Terça Feira fui só, outra vez... Podia convidar gente, mas, quando o peixe anda assim, gosto de ir só! Procurar! Esperar! Mudar de sítio! Isto sem ter ninguém que me preocupe porque o peixe não entra!

Corri pesqueiros novos! Mais fora! Mais à terra! Tudo igual!

Muita espera, muita insistência, capturas difíceis!

Entraram alguns Pargos... Pequenos! Um Safio para aí com uns 5 kgs! Um Sargo! Aquele que mostro aqui por baixo!

As horas passavam e a história repetia-se!

Decidi, já no fim da pesca, por um pesqueiro antigo, daqueles que há muito não produziam e gostei! Não pelo muito que se tenha apanhado, mas pelos peixes que entraram em hora mais tardia que o costume, aumentando de tamanho e sem que o peixe miúdo roubasse à vontade! Cá para mim, este lugar tem "assunto"! E a hora? Vamos ver!?

Vou lá pescar logo que possa, mais cedo, assim que terminar este pequeno interregno que senti necessidade de fazer, voltando a casa, matando saudades da família! Estava-me a fazer falta!

Mas vou voltar! Não tarda e conversamos outra vez!

Boa tarde a todos os leitores!

Sem comentários: